Notícia
Iniciativa da Águas do Rio tem foco no meio ambiente e oferece aula de fotografia para criação de campanha publicitária
A conscientização ambiental por meio da fotografia é uma das propostas do “Imagens que Transformam”, projeto do Instituto Aegea e que tem o apoio da Águas do Rio. A iniciativa chega a sua terceira etapa em Cordeiro, na Região Serrana, e Miracema, no Noroeste Fluminense, onde estudantes de quatro colégios municipais participaram de um curso de construção de campanhas publicitárias. Os alunos foram escolhidos após alunos dessas unidades terem suas fotos selecionadas por comissão julgadora e votação popular.
Cada workshop apresentou técnicas de fotografia e linguagem publicitária por profissionais da área. A ideia é que os jovens possam elaborar campanhas com o tema ‘água’, a serem divulgadas nas duas cidades.
Na segunda etapa do “Imagens que Transformam”, 28 produções participaram do concurso, e os trabalhos escolhidos foram os dos alunos Kauan Carvalho (Escola Zuleika Júdice), Gabriel Monteiro (Nely Maranhão), Luize Félix (José Pinho) e Ester Ribeiro e Maria Luiza dos Santos (Álvaro Augusto Lontra). A próxima etapa é a confecção das campanhas finais.
“Acreditamos muito que a educação é a chave para transformar a vida de todos. Este projeto nos auxilia no trabalho de conscientização ambiental, por meio das crianças e adolescentes, que são o futuro e a mudança para um mundo cada vez melhor”, afirmou Pedro Freitas, diretor-superintendente da concessionária.
Como funciona
Em Cordeiro e Miracema, o projeto teve início em agosto, com a realização de duas oficinas pedagógicas para cerca de 20 professores, capacitando os participantes a desenvolverem com alunos campanhas de utilidade pública que incentivassem atitudes positivas com a água.
A proposta envolve alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental que terão os resultados expostos em mostras nas escolas e em outdoors, jornais ou portais digitais das cidades. Haverá ainda um e-book exclusivo para cada município e a publicação do livro “Imagens que Transformam” com as campanhas de todos os municípios participantes do Brasil. Itaboraí, na Região Metropolitana do Rio e que também é atendido pela Águas do Rio, foi outro a receber o projeto.
O programa é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e produzido pela Flamingo Comunicações. Outras cinco cidades do país estão no roteiro de apresentação: Barcarena (PA), Campo Grande (MS), Manaus (AM), Penha (SC) e São Francisco do Sul (SC).