Notícia
A comitiva do executivo da cidade da Baixada Fluminense esteve na sede da concessionária para uma visita técnica
A Águas do Rio recebeu nesta quinta-feira (18/11), o prefeito de Mesquita, Jorge Miranda e representantes do poder executivo, na sede da concessionária, localizada no Porto Maravilha. A visita foi conduzida pelo coordenador Operacional da companhia, Aislan Miossi, responsável pela atuação nas cidades de Mesquita e Nilópolis.
A comitiva conheceu o Centro de Operações Integradas (COI), de onde é possível monitorar e operar, em tempo real, 24 horas por dia, os sistemas de água e esgoto das 27 cidades atendidas pela concessionária. Hoje, mais de mil pontos de distribuição de água já estão sendo controlados e a previsão é de que outros dois mil sejam instalados em locais estratégicos. Em Mesquita, 13 medidores de pressão (dataloggers – sistemas de automação da pressão d’água) já foram instalados em alguns bairros da cidade.
O gerente de Operações do COI, Fábio Coelho, apresentou a tecnologia utilizada no centro. “Trabalhamos aqui com tecnologia avançada como inteligência artificial e IoT – internet das coisas, que permite a comunicação entre máquinas e equipamentos. Os dataloggers nos auxiliam a detectar alterações na pressão das redes para que de forma rápida e precisa o problema seja corrigido“, esclareceu Fábio.
O prefeito Jorge Miranda acompanhou atentamente as explicações sobre a atuação do COI e viu, na prática, os dados do seu município. “Foi muito bom conhecer e entender como está sendo realizada a operação desse moderno centro de controle em relação aos sistemas de Mesquita. A nossa intenção é trabalhar em conjunto, e assim, minimizar os problemas com as demandas de vazamento e da falta de abastecimento na nossa cidade”, enfatizou o prefeito.