Notícia
Espetáculo ‘Cuidando das Águas do Rio’ será apresentado a mais de 10 mil alunos da rede pública até dezembro
O saneamento básico e a preservação ambiental foram levados, de forma lúdica e por meio do teatro, a mais de 800 estudantes da rede pública de Cachoeiras de Macacu, na Região Metropolitana do Rio. O espetáculo “Cuidando das Águas do Rio”, encenado pelo grupo Lona na Lua, abordou a importância da água para a vida, as precauções necessárias com rios e mares e como o tratamento de esgoto é fundamental para evitar doenças, entre outros temas.
A peça é uma iniciativa da Águas do Rio e do Instituto Aegea, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, e está percorrendo algumas das 27 cidades fluminenses atendidas pela concessionária. Os atores farão 48 apresentações até o final do ano para mais de 10 mil alunos. A próxima parada será em Rio Bonito, em julho.
“Eles mostraram que não podemos jogar lixo nas ruas, porque vai parar tudo no rio, e precisamos preservar o nosso Rio Macacu”, disse Luckian de Souza, do 6° ano da Escola Municipal Almerinda de Almeida, em Cachoeiras de Macacu.
Para a diretora-adjunta da Escola Almerinda de Almeida, Vera Lucia Ferreira, a peça vai além de levantar questões sobre a necessidade de preservação do meio ambiente.
“A apresentação foi linda. Além de discutirem questões urgentes para o nosso planeta, vocês, da Águas do Rio, dão oportunidades para as nossas crianças terem acesso à cultura. Muitos aqui nunca atravessaram a ponte em direção ao Rio de Janeiro, não conhecem cinema, que dirá teatro. Então, estamos muito felizes, é um trabalho bastante significativo”, afirmou.
A opinião é compartilhada pelo gerente de Educação Socioambiental da Prefeitura de Cachoeiras de Macacu, Marconis Trajano.
“Esse trabalho traz mais conhecimento e sensibiliza estudantes do nosso município, que é tão rico e preocupado com a questão ambiental”, ressalta.
Gerente de Responsabilidade Social da Águas do Rio, William Carvalho afirmou que a concessionária tem uma grande satisfação por mostrar a importância da preservação da natureza a crianças e adolescentes:
“O nosso papel vai muito além de oferecer serviços de tratamento de água e de esgotamento sanitário; queremos transformar vidas. Sabemos que cuidar do meio ambiente é responsabilidade de todos, e a peça estimula nos jovens o desenvolvimento de uma cultura de sustentabilidade, o que possibilita, inclusive, impactar a família, vizinhos e amigos.”