Notícia
Ação vai beneficiar 1500 pessoas em comunidade da Zona Norte do Rio e faz parte do pacote de obras de 100 dias
A Águas do Rio concluiu esta semana as obras de melhorias nas redes de saneamento básico da comunidade Parque Arará, na zona Norte do Rio. Moradores da região relatam que desde a criação da favela, na década de 1960, convivem com problemas graves de abastecimento de água e coleta de esgoto. As intervenções feitas pela concessionária vão beneficiar cerca de 1.500 pessoas e fazem parte do pacote de obras que serão realizadas nos primeiros 100 dias de atuação da empresa.
A principal ação aconteceu no chamado Beco Argélia onde foi construído um trecho da rede de esgoto. Esta região sofria há meses com vazamento in natura na porta de suas residências gerando mau cheiro, ratos e insetos. A umidade que escorria pelas ruas cimentadas também contribuía para a formação de lodo, causa de acidentes entre transeuntes por ser escorregadio. Para resolver o problema, uma tubulação de 100mm foi instalada. Além da criação da caixa de inspeção, elemento que facilita o acesso para limpeza e ações de desobstrução da rede. Na ocasião, foram encontradas 18 ligações de água com problemas e que precisaram ser refeitas.
“Meus filhos não podiam brincar na porta de casa. O esgoto a céu aberto não permitia. Fora que o mau cheiro era muito forte. Eles ficaram mais felizes do que eu com essa obra”, destacou Jennifer Rosa, moradora do Beco Argélia.
Marcelo Farias, um dos líderes comunitários da comunidade, falou sobre o recorrente problema. “O saneamento básico sempre foi muito precário em nossa comunidade, em específico aqui nessa região, chamada de Linha do Trem. O Beco Argélia era conhecido pelo esgoto a céu aberto. Hoje, graças à obra feita pela Águas do Rio, os moradores podem caminhar sem preocupação e deixar as portas e janelas abertas sem serem incomodados com o mau cheiro”.