Notícia
Especialistas destacam que crianças e adolescentes têm o poder de promover uma transformação social na região onde vivem
Centenas de estudantes, a maioria da rede pública, passaram pela Marina da Glória, na Zona Sul do Rio, nesta sexta-feira (24/11), no terceiro dia da Glocal Experience. Com olhares atentos e conscientes do poder de transformação social que possuem, crianças e adolescentes acompanharam palestras com foco em meio ambiente e sustentabilidade. O evento, com entrada gratuita, tem como base alguns dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das ONU e termina neste sábado (25).
O primeiro debate do dia, “O Rio é Meu”, foi mediado por Sinval Andrade, que é diretor-superintendente da Águas do Rio e atua na capital fluminense. Durante o bate-papo, ele destacou ações bem-sucedidas da concessionária que resultaram na qualidade da água do Rio Carioca, cuja nascente fica no Parque Nacional da Tijuca e passa por Santa Teresa, Cosme Velho, Laranjeiras e Flamengo até desaguar na Baía de Guanabara.
“Identificamos ligações irregulares, e hoje não há mais esgoto na foz do Rio Carioca. Isso impacta na balneabilidade da Praia do Flamengo, que durante décadas ficou imprópria para banho e hoje recebe grande número de banhistas em dias de sol”, frisou Sinval.
Durante a roda de conversa, Tamara Motta, gerente de Responsabilidade Social da Águas do Rio na capital, apresentou programas da empresa, como o Saúde Nota 10, que usa o tema do saneamento básico para promover ações de educação ambiental em escolas municipais.
“Nossa ideia é formar multiplicadores de conhecimento junto a suas famílias e na região onde vivem”, disse Tamara, ao lado da outra palestrante, Silvana Gontijo, escritora e presidente da organização social Planeta.com.
Tecnologia como aliada do meio ambiente
Gerente de Meio Ambiente da Águas do Rio, Caroline Lopes participou do painel “Inovações tecnológicas a favor das águas”. Além de apresentar o trabalho da concessionária, a engenheira de Recursos Hídricos e Meio Ambiente pôde conversar com estudantes sobre os recursos tecnológicos utilizados na gestão das iniciativas ambientais da empresa.
“Por muitos anos o homem não tratou a natureza como deveria e agora sentimos os efeitos. Falar com jovens é ampliar a mensagem da necessidade de cuidarmos do meio ambiente e pensarmos no futuro. Falei também sobre as tecnologias aliadas da Águas do Rio, como o uso de câmeras de alta resolução para detectar lançamentos irregulares de esgotos, satélite para monitorar vazamentos, entre outras.”
Mulheres e saneamento
Enquanto isso, no painel “Como a falta de saneamento impacta a vida das mulheres”, Letícia Tavares, gerente executiva de Resíduos Sólidos da Aegea, ressaltou que, apesar de o saneamento ser uma necessidade de todos, há que se ter um olhar especial para as mulheres.
“São as mulheres que têm o maior contato com a água, seja para os afazeres domésticos, ou para cuidar dos filhos. Elas são as maiores prejudicadas com a ausência de saneamento. A Aegea, atuando no Rio por meio da Águas do Rio, tem isso mapeado por programas, como o Afluentes e o Vem Com a Gente, e busca essas mulheres para que elas participem do direcionamento do que está sendo feito para construirmos o futuro.”
Como o principal objetivo da Glocal Experience é ampliar a discussão de um futuro mais sustentável para todos os públicos, a Águas do Rio convidou para o evento participantes dos seus diversos programas. Nesta sexta-feira (24), dois grupos de Nova Iguaçu estiveram na Marina da Glória. O primeiro era formado por mulheres dos cursos de beleza que a concessionária está oferecendo em parceria com o Senac; e o segundo, jovens aprendizes que atuam no município.
Saiba a programação completa: https://www.glocalexperience.com.br/agenda/