Notícia

Ver notícia

Cerca de 100 moradores são beneficiados com intervenção no Engenho Novo

Nunca saber se vai abrir a torneira e cair água e ser obrigado a comprar galões e mais galões para tarefas domésticas e higiene pessoal. Nos últimos cinco anos, esse era o cotidiano de cerca de 100 moradores de uma vila na Rua Conselheiro Jobim, no Engenho Novo, na Zona Norte carioca. O problema acabou após uma obra da Águas do Rio na via que durou duas semanas.

Devido à baixa pressão da água numa rede local, famílias eram reféns do uso de baldes para, inclusive, tomar banho. Essa dura realidade fez com que Jorge Valença, um aposentado de 80 anos e que mora na vila há mais de quatro décadas, usasse a criatividade para que a água chegasse ao segundo andar e ao terraço de casa.

O idoso passou a armazenar em um galão de 200 litros a água que chegava fraca durante a noite. Ele perfurou o tonel e o conectou, com um pequeno cano, até uma bomba que levava a água para os andares superiores com uma pressão maior.

“Nesses cinco anos nós ficamos nessa agonia. Passei muito sufoco com a minha esposa, que tem limitação de locomoção. Antes de criar esse sistema, eu cansei de dar banho de caneco nela ali fora, no quintal. Agora, depois da obra, a gente faz festa aqui no terraço. Hoje ficamos felizes só de escutar o barulho da água, porque isso não existia”, comemorou.

O relato do vizinho Hélio Júnior é semelhante. O engenheiro de produção, de 41 anos, se viu privado de usar o próprio terraço, já que a água não tinha força para subir.

“Construí o terraço para ser um refúgio, mas, por causa do problema com a água, isso não aconteceu. No verão, eu e minha família queríamos tomar um banho de chuveirão e fazer um churrasco, mas não podíamos. Neste mês, após a Águas do Rio concluir o serviço, tudo voltou ao normal”, relata.

Fábio Henrique Godinho, que é encarregado de obras e trabalhou nesta intervenção no Engenho Novo, explicou o que foi feito para levar esse serviço aos moradores da vila em apenas duas semanas:

“Atuamos com dez profissionais e em tempo recorde. Toda a rede de água da vila, que estava oxidada e obstruída pelo tempo de uso, foi substituída por uma nova tubulação. Agora, não tem mais empecilho para o fornecimento”, afirmou

Compartilhar:

Veja Também

DDF e DA – Declaração de Conexão Saiba mais
DDF e DA – Declaração de Conexão

DECLARAÇÃO DE ABASTECIMENTO – DA e DECLARAÇÃO DE DESTINO FINAL – DDF DESCRIÇÃO: A Declaração de Abastecimento tem o objetivo de certifica...

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas do Rio é responsável pelos serviços de saneamento básico em de 124 bairros do Rio de Janeiro e mais 27 municípios no estado.

Comunicados Saiba mais
Comunicados

Fique por dentro do que acontece na Águas do Rio com informações sobre abastecimento, obras, programas, projetos e muito mais.