Notícia
Mais de mil moradores da região foram beneficiados com serviços da Águas do Rio desde o início do ano
A desobstrução de uma rede de abastecimento de água devolveu o sossego a moradores de mais de 25 casas na Pavuna, na Zona Norte carioca. Eles, que sofriam com a baixa pressão no sistema há quase um ano, agora respiram aliviados, após equipes da Águas do Rio trabalharem durante um mês para realizar melhorias na região. E, ao longo de um ano, obras da concessionária beneficiaram mais de mil pessoas na região.
“Moro na Alameda João de Barros desde 1970, onde o abastecimento teve alguns problemas recentemente. Precisei ir a casas de parentes para lavar roupa e tomar banho, mas ainda bem que essa agonia acabou”, disse a aposentada Cátia Regina, de 60 anos.
Moradora da Alameda Andorinhas há mais de quatro décadas, Leila Raquel, de 74 anos, também se mostrou contente com a intervenção realizada pela companhia. Ela, que sente dores nas articulações, comentou sobre o fato de não precisar mais carregar baldes e baldes para conseguir viver dignamente:
“Precisei pedir ao vizinho para encher alguns baldes, já que lá a pressão era boa. Só assim que a gente conseguia fazer o básico dentro de casa. Era muito ruim ficar dependendo dos outros. Hoje temos água durante 24h por dia e estamos muito felizes”, comemora.
À frente das operações de água da concessionária, Juan Pablo explicou o motivo de alguns moradores terem o abastecimento regular, e outros não.
“Do lado esquerdo da rua havia um tubo obstruído, totalmente fechado. Para termos uma solução mais rápida, nós fizemos uma extensão da rede de distribuição de água com uma tubulação nova, que é de PVC”, disse.
Outras melhorias
Também na Pavuna, recentemente, a Águas do Rio beneficiou mais de mil moradores após realizar um estudo operacional para descobrir o que também causava a baixa pressão na rede de água. Na ocasião, os beneficiados residiam nas alamedas Cruzeiro e Corinthians. Lá, o problema se arrastou por mais de 50 anos, segundo informou Rodrigo Cotta, coordenador de Operações da concessionária:
“A obra contemplou diversas pessoas. Estávamos desde o ano passado promovendo melhorias na região. Um exemplo disso foi a recuperação da Elevatória de Acari, uma estrutura centenária que também influencia no abastecimento do Conjunto das Alamedas”, explicou à época.