Notícia

Ver notícia

Águas do Rio resolve problema que atormentou moradores de beco da comunidade por cerca de 50 anos 

Esgoto na porta de casa, mau cheiro permanente e insetos por todos os lados fizeram parte do dia a dia de moradores de um beco próximo à Rua Joaquim de Queiroz, no Complexo do Alemão, Zona Norte do Rio. Para dar um ponto final a esses problemas, que duraram cerca de 50 anos, a Águas do Rio substituiu uma antiga rede por outra nova, com 48 metros de extensão, evitando que 12 mil litros de esgoto continuassem sendo despejados a céu aberto naquele local. 

Cosma Rodrigues, de 64 anos, conta que precisava trocar os sapatos sempre que chegava em casa, uma medida de proteção para toda a família por causa dos resíduos de sujeira que ficavam impregnados nos calçados. 

“Eu não podia entrar em casa com o mesmo sapato que saía.  Deixava no portão. O beco era terrível. O esgoto transbordava, uma sujeira, um cheiro horrível”, disse. 

A rede de esgoto naquele endereço, anteriormente construída por moradores, teve sua capacidade de escoamento comprometida com o aumento do número de casas e da população, o que resultava em frequentes vazamentos. Isso também causou a destruição de uma escada de acesso ao beco. 

“Para evitar que o esgoto voltasse a extravasar pelo beco, uma tubulação maior foi utilizada. Nós também instalamos mais bueiros para facilitar a manutenção”, explicou Patrick Rodrigues, supervisor de Serviços da concessionária. 

Filha de Cosma, Roseane Rodrigues, de 36 anos, lembra como a incomodava o fato de não poder receber visitas devido ao odor desagradável que vinha da porta da sua casa. 

“O mau cheiro era muito forte. Quem vinha na minha casa sentia de longe. Eu não conseguia receber ninguém aqui. Felizmente, tudo mudou”, comemorou. 

Outra mudança celebrada por Roseane é que as filhas, de 6 anos e 13 anos, não precisarão mais andar entre as poças e “córregos” de esgoto. 

“Agora, elas vão poder pisar em um ambiente bom, legal e cheiroso”, conta a moradora. 

Dignidade em primeiro lugar 

Ainda segundo Patrick Rodrigues, obras como essa no Alemão reforçam a importância de o acesso ao saneamento básico chegar para moradores de comunidades do Rio. 

“Todos merecem viver com dignidade, e é por isso que buscamos proporcionar melhorias significativas à população que vive nessas regiões. Estou muito satisfeito ao ver o impacto positivo que essa obra provocou no Alemão.” 

Compartilhar:

Veja Também

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas do Rio é responsável pelos serviços de saneamento básico em de 124 bairros do Rio de Janeiro e mais 27 municípios no estado.

Projeto “Ação Gonçalo” leva educação, cidadania e empreendedorismo sustentável para população da cidade Saiba mais
Projeto “Ação Gonçalo” leva educação, cidadania e empreendedorismo sustentável para população da cidade

Moradores aproveitam atividades gratuitas neste sábado (4), no Barro Vermelho Com muita animação e atividades gratuitas, a população gonç...

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Águas do Rio trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento nas regiões onde atua.

Contatos Saiba mais
Contatos

O serviço de atendimento da Águas do Rio funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.