Notícia

Ver notícia

Ação conjunta entre moradores e parceiros resulta na retirada de 4,5 toneladas de lixo e na recuperação do entorno da ETE Alegria

Entre o barulho das pás, o vai e vem dos carrinhos de mão e o empenho de quem acredita na transformação, um grande mutirão de cidadania tomou conta do entorno da Estação de Tratamento de Esgoto Alegria, no Caju, região portuária do Rio. Moradores da comunidade Parque Alegria, integrantes do programa Guardiões dos Rios, servidores da Secretaria Municipal do Ambiente e Clima e funcionários da Águas do Rio uniram forças para mudar a paisagem do local.

O que começou como uma ação de limpeza ganhou dimensão simbólica: juntos, os voluntários retiraram 4,5 toneladas de resíduos domésticos, entre copos plásticos, brinquedos e até objetos inusitados, como uma televisão antiga e um ventilador. A mobilização reforça o compromisso da concessionária do grupo Aegea com o meio ambiente e alerta para os impactos do descarte inadequado de lixo, que compromete o saneamento e ameaça o ecossistema da Baía de Guanabara.

“Com a desobstrução do canal, que estava cheio de lixo, melhoramos o fluxo da água, prevenindo alagamentos e a incidência de roedores. Estamos realizando diversas melhorias na estação e também queremos ver isso se refletir no local onde atuamos. Dessa forma, garantimos um espaço mais limpo e saudável para a comunidade e o ecossistema ao redor”, afirmou José Maria Vaz, coordenador de Operações da concessionária.

Após a limpeza, uma equipe de Responsabilidade Social da Águas do Rio conduziu um momento de conscientização, destacando a importância da participação de cada cidadão para o bom funcionamento do sistema de saneamento.

“O descarte incorreto de lixo doméstico interfere diretamente no sistema de esgotamento sanitário que a Águas do Rio opera, causando entupimentos e extravasamentos. Quando as pessoas levam para dentro de suas casas esse entendimento e o impacto de suas ações, a comunidade entende seu papel e age de forma conjunta. Dessa forma, é possível transformar o espaço em que vivemos de maneira positiva e sustentável”, explicou Rodrigo Fernandes, supervisor de Responsabilidade Social.

Mangue Alegria: um processo de transformação

Diariamente, montanhas de resíduos descartados incorretamente chegam à área do manguezal da estação, trazidas pela maré da Baía de Guanabara. O lixo é retirado por um grupo de trabalho sob a coordenação do biólogo Mário Moscatelli. Desde 2023, a concessionária apoia o Projeto Mangue Alegria, que tem amenizado os efeitos dos detritos, em sua maioria compostos por materiais recicláveis.

Desde a criação do berçário ecológico, cerca de 150 toneladas de resíduos sólidos já foram retiradas de uma área de cinco mil metros quadrados. No lugar do lixo, foram plantadas quatro mil mudas de mangue-vermelho. O objetivo é revitalizar 8,2 hectares de área degradada — o equivalente a oito campos de futebol do tamanho do Maracanã — com o plantio gradual de 13,5 mil mudas.

Compartilhar:

Veja Também

Documentos Saiba mais
Documentos

Aqui você encontra os relatórios, arquivos e documentos de interesse público da Águas do Rio.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas do Rio e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

Relatório de Qualidade da Água Saiba mais
Relatório de Qualidade da Água

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas do Rio é responsável pelos serviços de saneamento básico em de 124 bairros do Rio de Janeiro e mais 27 municípios no estado.