Notícia
Ação contou com a participação da Águas do Rio, prefeitura, lideranças locais e moradores
Uma das áreas de lazer mais famosas de São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense, a praia de Santa Clara recebeu no último sábado, 22, voluntários da Águas do Rio, lideranças comunitárias, funcionários da prefeitura e moradores para um mutirão de limpeza. Durante a ação, realizada no Dia Mundial da Água, foram recolhidos cerca de dez sacos de lixo, de 200 litros cada, com resíduos como garrafas PET, embalagens e palitos de picolé, garrafas de vidro, sacolas, copos descartáveis, preservativos, tampinhas, chinelos, entre outros itens.

O pequeno Pietro Coutinho, filho do operador de tratamento da concessionária Átila Henriques, encontrou canudos de plástico e logo fez o alerta sobre o perigo desse material descartado de maneira incorreta na praia.
“Canudos podem causar a morte de tartarugas. Elas, como outros animais, confundem esse material com comida e acabam se alimentando, podendo levar à morte”, afirmou o menino.
Para o aposentado Fidélis da Silva, a ação deveria ser rotina na região.
“Moro em Cardoso Moreira e tenho uma casa de praia aqui. Estou sempre em Santa Clara. Achei importante participar desta ação para mantê-la limpa e praticar o cuidado com todas as pessoas que a frequentam, como eu”, disse.
Para o líder comunitário Cesar Sá, esta parceria entre a população e a Águas do Rio é sempre construtiva:
“Unidos, conseguimos conscientizar a população sobre a preservação ambiental, algo tão urgente e importante. E essa ação vai deixar a praia de Santa Clara ainda mais bonita”.
A iniciativa faz parte do programa de voluntariado da concessionária, um valor da companhia com o objetivo de aproximar funcionários com a comunidade e contribuir para o atendimento de demandas sociais.
“Além de coletar os resíduos, tivemos a oportunidade de conscientizar banhistas sobre a necessidade de não deixar nenhum lixo para trás. Agradeço o apoio das secretarias de Obras e de Meio Ambiente, a cada funcionário, moradores e as lideranças comunitárias que participaram. É um momento de cuidado com a cidade, principalmente neste dia tão significativo em que trazemos a pauta da importância do uso consciente da água e da preservação”, ressaltou Karilane Queiroz, supervisora de Responsabilidade Social.