Notícia

Ver notícia

Duas executivas da Águas do Rio comandam mais de mil funcionários e são responsáveis pela operação de água e esgoto na maior parte da capital

 

O segredo é a gestão dos detalhes, afirma Elisa

O segredo é a gestão dos detalhes, afirma Elisa

A operação do complexo sistema de saneamento básico nas zonas Sul, Norte e Centro da capital está nas mãos de duas mulheres: a engenheira sanitária Thaís Gallina e a administradora Elisa Ribeiro. Minoria em um ambiente historicamente masculino, as diretoras executivas da Águas do Rio estão à frente do planejamento e da execução das obras de melhorias de água e esgoto nos 124 bairros do Rio de Janeiro, que fazem parte da área de atuação da concessionária. Sob o comando delas estão 1,2 mil profissionais de diversas especialidades, homens em sua grande maioria (80%).

“Algumas pessoas ainda se surpreendem quando em uma reunião de trabalho chega uma mulher para conduzir temas como engenharia, negócios, planejamento, logística. Mas isso é logo superado, a medida em que mostramos a nossa capacidade e experiência”, conta Elisa, que chefia uma equipe de 800 pessoas.

De acordo com ela, a “gestão dos detalhes”, é o melhor termo para denominar seu tipo de liderança. “Tenho o olhar 360º sobre todas as etapas que desenvolvo e tento passar isso para a minha equipe. É assim que faremos a diferença no projeto de mudança social e ambiental que estamos começando no Rio”, explica.

Thaís comanda  mais de 400 pessoas

Thaís comanda  mais de 400 pessoas

Elisa, de 48 anos, é responsável por 82 bairros da Zona Norte, região onde habitam 3 milhões de pessoas. Além do subúrbio carioca, faz parte de sua atuação a operação das quatro grandes estações de tratamento de esgoto: Penha, Alegria, Pavuna e Ilha do Governador.

E sob a batuta da engenheira sanitária Thaís Gallina, 31 anos, está um contingente de 409 pessoas, que atua nos sistemas de água e esgoto da Zona Sul e Centro do Rio de Janeiro. Ela lidera projetos estratégicos de saneamento básico para a recuperação ambiental de importantes cartões postais da cidade como a Lagoa Rodrigo de Freitas e a orla da Zona Sul.  “Nosso dia a dia é dinâmico. Se eventualmente ocorre um rompimento de uma rede água, por exemplo, tenho que mobilizar as equipes, suspender o abastecimento de uma região, pensar na logística de trânsito … tudo no menor tempo possível para não impactar a vida da população. É esse desafio que me move e me faz correr atrás dos resultados positivos”, conclui.

 

Compartilhar:

Veja Também

Projeto “Ação Gonçalo” leva educação, cidadania e empreendedorismo sustentável para população da cidade Saiba mais
Projeto “Ação Gonçalo” leva educação, cidadania e empreendedorismo sustentável para população da cidade

Moradores aproveitam atividades gratuitas neste sábado (4), no Barro Vermelho Com muita animação e atividades gratuitas, a população gonç...

Serviços Programados Saiba mais
Serviços Programados

Viabilidade de Empreendimento Saiba mais
Viabilidade de Empreendimento

Viabilidade de Empreendimentos

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas do Rio e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.