Notícia
Novos equipamentos são instalados no Reservatório Monteiro de Barros
Para aumentar a segurança do sistema de distribuição de água e resgatar a capacidade total do Reservatório Monteiro de Barros, no Engenho de Dentro, a Águas do Rio realizou nesta quarta-feira (11/05) a troca de equipamentos de grandes diâmetros que estavam funcionando com potencial reduzido. Mais de 80 mil pessoas no Engenho de Dentro, Méier, Abolição e Pilares, na Zona Norte, sentirão os efeitos dessa manutenção.
Para trocar dois registros que estavam diminuindo a capacidade operacional do reservatório foi necessário interromper o abastecimento de água que chega pela Adutora Henrique de Novaes. As equipes, então, aproveitaram a parada para trocar também uma válvula no registro da adutora. O Reservatório Monteiro de Barros armazena 20 milhões de litros de água e a Adutora Henrique de Novaes é responsável também pela distribuição de água para bairros do Centro e da Zona Sul.
“Fizemos uma paralisação importantíssima para o abastecimento da cidade. Mais de 30 técnicos foram envolvidos nessa manutenção preventiva, que poderia ser emergencial, caso algum desses equipamentos ficasse inoperante. Agimos antes do problema acontecer, o que poderia impactar ainda mais a população”, ressalta Elisa Ribeiro, diretora executiva da Águas do Rio, com atuação da capital.
No Maracanã, equipes aproveitaram a parada do abastecimento para realizar a troca de um registro que estava inoperante na elevatória que abastece os Reservatórios Bispo e Francisco Sá, localizados no bairro, e as elevatórias do Salgueiro e Morro do Cruz. A instalação da nova peça garante melhor desempenho operacional da estação, que passará a operar com três bombas em sistema de rodízio, reduzindo assim o desgaste nos equipamentos e manutenções recorrentes.