Notícia

Ver notícia

Parada do sistema Imunana-Laranjal, feita pela Cedae, permite que Águas do Rio realize intervenções e recupere um volume suficiente para abastecer mais de 56 mil pessoas por dia

Os reparos realizados pela Águas do Rio em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, foram fundamentais para recuperar mais de 11 milhões de litros de água que se perdiam diariamente nas redes de distribuição do município. Esse volume é suficiente para abastecer cerca de 56 mil pessoas no mesmo período. Os serviços da concessionária aconteceram durante a parada preventiva do Sistema Imunana-Laranjal, feita pela Cedae, entre as madrugadas de quinta e sexta-feiras (5 e 6/10).

Segundo o diretor-superintendente da Águas do Rio, Pedro Augusto Freitas, desde o ano passado a empresa vem aproveitando essas paralisações anuais, realizadas pela companhia estadual, para executar uma série de melhorias nas estruturas do abastecimento.

“Ano passado fizemos 24 intervenções simultâneas, e algumas tinham como objetivo específico acabar com vazamentos nas redes. Essas ações deram fim ao desperdício de uma quantidade capaz de abastecer seis mil pessoas por dia. Agora, conseguimos integrar ao sistema um volume bem superior, equivalente a cinco piscinas olímpicas de água a cada 24h. Nós não identificamos um desperdício aparente, ou seja, um vazamento que podia ser visto a olho nu em uma tubulação. No entanto, por meio de sondagens, que é tipo um mapeamento feito em nossas redes, percebemos a necessidade de realizar essas intervenções para evitar que este volume expressivo de água continuasse sendo perdido em alguns trechos”, explicou Freitas.

Melhor controle e segurança operacional

A ação, que faz parte do Programa de Combate às Perdas de Água Tratada da companhia, contou também com a troca e implantação de registros, capeamento de redes e a setorização de trechos do sistema, o que traz maior controle e segurança operacional, além de permitir que uma manutenção seja realizada localmente, sem precisar suspender o fornecimento de toda a região.

O diretor da Águas do Rio acrescenta que essas melhorias no sistema beneficiarão direta e indiretamente o abastecimento de aproximadamente 705 mil pessoas de São Gonçalo e Maricá, nos distritos de Inoã e Itaipuaçu.

A normalização do fornecimento de água segue ocorrendo de forma gradativa, em até 72 horas, após o restabelecimento da operação plena do sistema operado pela Cedae. A empresa está à disposição pelo 0800 195 0 195, para ligação gratuita e mensagens via WhatsApp.

Compartilhar:

Veja Também

Contatos Saiba mais
Contatos

O serviço de atendimento da Águas do Rio funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Águas do Rio trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento nas regiões onde atua.