Notícia
Moradoras da Baixada Fluminense participam de iniciativa que é patrocinada pela Águas do Rio, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura
Mais do que curtidas, estar presente no digital é uma real possibilidade de negócio. E esta oportunidade está sendo dada à mulheres negras e mães que vivem em periferias nos municípios da Baixada Fluminense com um curso gratuito de marketing digital para alavancar seus empreendimentos. A segunda turma do “A Mãe Tá On” tem 30 alunas e Rosângela de Albergaria, de 60 anos, é uma delas. Moradora de Magé, soube do curso por meio de sua atuação como líder comunitária junto à Águas do Rio e vê a chance de expandir as vendas de cosméticos e roupas em plataformas digitais.
“Estou com uma expectativa muito grande em relação ao curso e bastante feliz. É um sentimento de gratidão que eu sinto, porque vai facilitar o meu trabalho. É a primeira vez que tenho a condição de me capacitar com ferramentas e dicas para vender meus produtos na internet. Muitas vezes pedi ajuda à minha filha, mas não tenho ainda uma lojinha online. Agora, com o curso, vou conseguir usar melhor os sites e aplicativos”, comenta Rosângela.
Outras 30 mulheres foram qualificadas na turma anterior do projeto “A Mãe Tá On!”, patrocinado pela Águas do Rio, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, realizado pela Oito Impacto Positivo, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Luciana Rocha percebeu aumento nas vendas de roupas com tecidos africanos, em sua loja virtual, depois de participar do curso. A empreendedora, que cuida de toda a demanda sozinha e ainda se dedica ao filho de 4 anos, já aplica os conhecimentos obtidos em sua página nas redes sociais. “Hoje eu consigo saber quais conteúdos serão mais interessantes pro meu público-alvo e produzi-los com mais qualidade. Também aumentei a constância nas postagens por me sentir mais estimulada e isso já me trouxe crescimento na procura pelos meus produtos”, afirma.
Para William Carvalho, gerente de Responsabilidade Social da Águas do Rio, a troca de experiências entre estas mulheres, mães negras e empreendedoras é outro diferencial. “Quando chegamos a uma localidade procuramos entregar, além de saneamento, oportunidade de desenvolvimento social e econômico. Por isso, a concessionária apoia projetos que contribuem na transformação de cenários e dá visibilidade à população que por anos não teve acesso a oportunidades que viabilizem dignidade e qualidade de vida”, ressalta.
“Estamos felizes em ter ampliado o alcance do curso para empreendedoras da Baixada Fluminense. Nossa expectativa é que elas possam, além de melhorar seu posicionamento nas redes e, consequentemente, alavancar seus negócios, desenvolver seus potenciais e elevar sua autoestima. Quando uma mulher se sente capaz de realizar coisas, ela entrega maravilhas para o mundo”, declara Priscilla Souza, diretora executiva, da Agência Narra, e uma das idealizadoras do projeto.
Para Luciana Muniz, coordenadora de Responsabilidade Social com atuação na Baixada, a proposta do “A Mãe Tá On!” reflete muito a empatia, sentimento pregado pela concessionária. “Com o intuito de ajudar a mulher que presta serviço ou que tem um negócio, mas enfrenta dificuldades na produção de conteúdo sobre a sua marca, esse curso é um trampolim para incentivá-las e potencializar o alcance de seus empreendimentos na internet. É muito gratificante fazer parte de uma empresa como a Águas do Rio, que apoia iniciativas tão nobres como essa”, opina.