Notícia

Ver notícia

Atenta aos riscos que o descarte inadequado pode causar ao meio ambiente, empresa amplia o projeto ‘De Olho no Óleo’

O óleo de cozinha usado é um dos grandes vilões do sistema de esgotamento sanitário e uma ameaça ao meio ambiente. Isso porque, quando misturado com água e outros materiais, obstrui tubulações e causa estragos nas redes. De acordo com estudos, um litro de óleo é capaz de contaminar até 25 mil litros de água. Atenta a isso, a Águas do Rio está ampliando para a Baixada Fluminense os pontos de coleta do seu projeto “De Olho no Óleo”.

Desta vez, quatro municípios da região – Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Mesquita e Belford Roxo – passam a receber a iniciativa, que tem o objetivo de reduzir os impactos causados pelo produto na rede de esgoto. A empresa já faz a coleta em unidades da capital e em Rio Bonito.

“Nosso projeto chega à Baixada Fluminense para sensibilizar a população sobre os transtornos provocados pelo óleo de cozinha jogado em ralos. Estamos dando a moradores e comerciantes opções para que eles façam a parte deles”, explicou Luciana Muniz, coordenadora de Responsabilidade Social da Águas do Rio com atuação na Baixada Fluminense.

Fonte de renda para mulheres catadoras

A população pode deixar o óleo usado em garrafas PET em lojas da concessionária. Esses resíduos serão recolhidos e transformados em material de limpeza sustentável. A Coopcarmo, que fica em Mesquita e desenvolve um trabalho de coleta seletiva e reaproveitamento de materiais, é formada por mulheres catadoras e será uma das parceiras do projeto. Para Hada Rúbia, de 68 anos, responsável pela cooperativa, é sempre importante participar de ações que beneficiam o meio ambiente.

“A parceria com a Águas do Rio fortalece nosso compromisso social e ambiental. Além de colaborar com a natureza, este programa também reforça a restauração da cidadania, a inclusão social e a geração de renda para as mulheres da nossa comunidade”, comentou.

No primeiro semestre deste ano, a concessionária inaugurou cinco pontos de coleta em sua área de concessão: Copacabana, Botafogo, Laranjeiras e Cosme Velho, todos na Zona Sul da capital, e Rio Bonito, na Região Metropolitana.

Pontos de coleta na Baixada Fluminense:

– Belford Roxo: Avenida Benjamin Pinto Dias, 1.130, Centro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h;

– Duque de Caxias: Av. Dr. Manoel Teles, 237, Centro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h;

– Mesquita: Rua Arthur de Oliveira Vecchi, 23, Centro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h;

– Nova Iguaçu: Rua Oscar Soares, 1.362, no bairro Califórnia, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Compartilhar:

Veja Também

Abastecimento de Água Saiba mais
Abastecimento de Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas do Rio.

Serviços Programados Saiba mais
Serviços Programados

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas do Rio e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

DDF e DA – Declaração de Conexão Saiba mais
DDF e DA – Declaração de Conexão

DECLARAÇÃO DE ABASTECIMENTO – DA e DECLARAÇÃO DE DESTINO FINAL – DDF DESCRIÇÃO: A Declaração de Abastecimento tem o objetivo de certifica...