Notícia

Ver notícia

Atenta aos riscos que o descarte inadequado pode causar ao meio ambiente, empresa amplia o projeto ‘De Olho no Óleo’

O óleo de cozinha usado é um dos grandes vilões do sistema de esgotamento sanitário e uma ameaça ao meio ambiente. Isso porque, quando misturado com água e outros materiais, obstrui tubulações e causa estragos nas redes. De acordo com estudos, um litro de óleo é capaz de contaminar até 25 mil litros de água. Atenta a isso, a Águas do Rio está ampliando para a Baixada Fluminense os pontos de coleta do seu projeto “De Olho no Óleo”.

Desta vez, quatro municípios da região – Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Mesquita e Belford Roxo – passam a receber a iniciativa, que tem o objetivo de reduzir os impactos causados pelo produto na rede de esgoto. A empresa já faz a coleta em unidades da capital e em Rio Bonito.

“Nosso projeto chega à Baixada Fluminense para sensibilizar a população sobre os transtornos provocados pelo óleo de cozinha jogado em ralos. Estamos dando a moradores e comerciantes opções para que eles façam a parte deles”, explicou Luciana Muniz, coordenadora de Responsabilidade Social da Águas do Rio com atuação na Baixada Fluminense.

Fonte de renda para mulheres catadoras

A população pode deixar o óleo usado em garrafas PET em lojas da concessionária. Esses resíduos serão recolhidos e transformados em material de limpeza sustentável. A Coopcarmo, que fica em Mesquita e desenvolve um trabalho de coleta seletiva e reaproveitamento de materiais, é formada por mulheres catadoras e será uma das parceiras do projeto. Para Hada Rúbia, de 68 anos, responsável pela cooperativa, é sempre importante participar de ações que beneficiam o meio ambiente.

“A parceria com a Águas do Rio fortalece nosso compromisso social e ambiental. Além de colaborar com a natureza, este programa também reforça a restauração da cidadania, a inclusão social e a geração de renda para as mulheres da nossa comunidade”, comentou.

No primeiro semestre deste ano, a concessionária inaugurou cinco pontos de coleta em sua área de concessão: Copacabana, Botafogo, Laranjeiras e Cosme Velho, todos na Zona Sul da capital, e Rio Bonito, na Região Metropolitana.

Pontos de coleta na Baixada Fluminense:

– Belford Roxo: Avenida Benjamin Pinto Dias, 1.130, Centro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h;

– Duque de Caxias: Av. Dr. Manoel Teles, 237, Centro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h;

– Mesquita: Rua Arthur de Oliveira Vecchi, 23, Centro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h;

– Nova Iguaçu: Rua Oscar Soares, 1.362, no bairro Califórnia, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Compartilhar:

Veja Também

Documentos Saiba mais
Documentos

Aqui você encontra os relatórios, arquivos e documentos de interesse público da Águas do Rio.

Comunicados Saiba mais
Comunicados

Fique por dentro do que acontece na Águas do Rio com informações sobre abastecimento, obras, programas, projetos e muito mais.

Relatório de Qualidade da Água Saiba mais
Relatório de Qualidade da Água

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.