Notícia

Ver notícia

Com a chegada do Verão, Águas do Rio reforça manutenção em seis poços que abastecem a unidade de tratamento de Gargaú

Com a chegada da estação mais esperada pelos turistas que frequentam São Francisco de Itabapoana, o verão, a Águas do Rio finalizou os trabalhos de limpeza e desinfecção de seis poços que abastecem a unidade de tratamento de Gargaú, no norte do estado. Como a temporada registra um aumento grande do consumo de água, a concessionária prepara um cronograma de ações preventivas para garantir a plena distribuição.

Além do tratamento necessário feito diariamente, os poços passam por desinfecção periódica para garantir a qualidade da água levada a cada torneira. Segundo o supervisor de operações, Edilon Cardoso, que acompanha as ações da equipe, a limpeza é bastante detalhista e não impacta o sistema, pois é feita alternadamente em cada um. “O objetivo é limpar a superfície do poço, permitindo melhor qualidade da água e aumentando a vazão. O processo inteiro em cada poço leva em média dois dias para garantir que alcance todo o espaço e profundidade. Após a finalização do serviço, a equipe faz as medições necessárias verificando se está tudo de acordo e liberando o uso daquele poço novamente”, explica.

Ainda no plano verão, mais duas ações estão sendo implementadas para garantir o fornecimento de água: a instalação de um gerador de energia elétrica na unidade de Gargaú e de uma bomba de maior vazão no poço Cacimbão que abastece a estação de tratamento de água de Praça de João Pessoa.

De acordo com o gerente operacional e comercial, Malcom Bispo, o gerador fica num ponto estratégico, já que em Gargaú, além da unidade de tratamento, do sistema de bombeamento e reservatório, fica também um dos poços. “Nossa ideia é que o gerador atue, na falta de energia, garantindo o abastecimento da cidade, já que nesta unidade temos as condições necessárias para não interromper o fornecimento e ele poderá ser movimentado para outros pontos, caso precise”, explicou.

População faz sua parte

A concessionária orienta ainda que, além do que é realizado por ela nesta época do ano, os proprietários de casas na cidade devem checar as condições dos reservatórios internos, como caixas d’água e cisternas, fazendo a limpeza dessas e desprezando a água que estiver muito tempo parada. Com o aumento da demanda, é fundamental que a capacidade de reserva de água esteja de acordo com o necessário para cada consumidor, e assim estejam preparados para a alta temporada.

Para os clientes que ainda não estão ligados ao sistema de abastecimento de água, a solicitação pode ser feita na loja, que fica na Estrada Júlio Gomes Marinheiro, 2 Centro, pelo 0800 195 0 195 ou pelo aplicativo Águas App. É importante também que, após realizada a ligação de água na residência, o proprietário entre em contato para a atualização dos dados cadastrais.

Compartilhar:

Veja Também

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Contatos Saiba mais
Contatos

O serviço de atendimento da Águas do Rio funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

Abastecimento de Água Saiba mais
Abastecimento de Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas do Rio.

Comunicados Saiba mais
Comunicados

Fique por dentro do que acontece na Águas do Rio com informações sobre abastecimento, obras, programas, projetos e muito mais.