Notícia
Grupo da Ilha do Governador é convidado a refletir sobre os desafios da recuperação da Baía de Guanabara
Margeada pela Baía de Guanabara, a Ilha do Governador tem vistas belíssimas para o Rio de Janeiro que contrastam com a poluição de suas águas. Com o objetivo de mostrar que essa realidade já está mudando, a Águas do Rio convidou lideranças comunitárias da região para conhecer a vida marinha desse ecossistema, os desafios que envolvem a sua despoluição e o que a concessionária está fazendo para recuperá-lo.
O encontro, que faz parte do programa De Portas Abertas, aconteceu no último dia 14 de abril e reuniu lideranças comunitárias de sete comunidades situadas na Ilha, entre eles: Morro do Querosene, Serra Morena, Sapucaia e Praia da Rosa. Além da experiência imersiva, os líderes puderam conhecer o funcionamento do Centro de Operações Integradas (COI) da concessionária.
“Vejo que a Águas do Rio tem um grande desafio pela frente. Confesso que nunca levei fé nessa promessa de despoluição da nossa baía, mas hoje, vendo de perto todo o trabalho e conhecendo toda a tecnologia usada pela empresa, eu começo a achar que voltar a ver a baía limpa, talvez, seja realmente possível”, disse, Eduardo Conceição de Pontes, presidente da associação do Morro do Querosene.
Para o diretor superintendente Guilherme Campos é importante reforçar para as lideranças, especialmente as que vivem às margens da Baía de Guanabara, o compromisso assumido pela empresa na despoluição de suas águas. “Não só para que eles entendam a importância que damos para um tratamento de esgoto eficiente e uma distribuição de água de qualidade, mas, também, para motivá-los na colaboração, na proteção e na conservação dos recursos hídricos desse importante ecossistema”, afirma.