Comunicado
A produção de água no Sistema São Pedro, sob gestão da Cedae, está paralisada, nesta sexta-feira (13/12). Segundo a estatal, a interrupção ocorre para reparo de um vazamento registrado no local a empresa instalou macromedidores ontem (12/12). A previsão é que o serviço seja finalizado nesta manhã, permitindo à companhia estadual retomar a operação do sistema.
A suspensão da captação de água em São Pedro causa a interrupção do abastecimento em partes de Japeri, Nova Iguaçu e Queimados, municípios onde a Águas do Rio é responsável pelo serviço de distribuição de água.
Regiões afetadas:
- Japeri: Alecrim, Aljezur, Belo Horizonte, Cajuri, Delamare, Esperança, Jardim Primavera, Jardim São João, Jardim Willis, Jardim Transmontano, Jardim Tri-Campeao, Laranjal, Parque dos Santos, Pedra Lisa, Rio D’Ouro, Santa Amélia, Santo Antônio, Santa Inês, Teófilo Cunha, Vila Conceicao e parte dos bairros Dos Eucaliptos
- Nova Iguaçu: Jaceruba
- Queimados: Belmonte, Carmo, Fanchem, Fátima, Jardim Queimados, Jardim Tri-Campeão, Luiz de Camões, Paraíso, Rio D’Ouro, Roncador, São Jorge, São Simão, Tinguá, Três Pontes, Vale Ouro, Vila Camarim, Vila Central, Vila Nanci, Vila Sao Francisco, Vila Tinguá
O fornecimento nestas localidades estava em processo de normalização gradativa, desde o final da tarde de ontem, quando a Cedae concluiu a instalação dos macromedidores e retomou a produção de água no Sistema São Pedro.
Nesta semana, o abastecimento destas regiões foi afetado por outras duas paralisações envolvendo o sistema sob gestão da estatal. Além do reparo do vazamento, houve parada para a instalação dos macromedidores e suspensão, na terça-feira (10/12), devido às chuvas que atingiram a Região Metropolitana do Rio. Os macromedidores instalados pela estatal funcionam como uma espécie de hidrômetro de alta capacidade, proporcionando a medição da vazão e da pressão da água nos tubos, assim como calcular o volume de água por eles transportado.
Normalização do abastecimento
A Águas do Rio esclarece aos seus clientes que a normalização do abastecimento ocorrerá, de forma gradativa, em 72 horas, após o término do reparo da Cedae e retomada integral (100%) da produção de água no Sistema São Pedro. Neste período, moradores devem manter a água de cisternas e caixas d’água reservada para as atividades essenciais, adiando tarefas que demandam alto consumo, até a regularização do fornecimento. A concessionária segue disponível pelo 0800 195 0 195, que funciona para ligações gratuitas e mensagens via WhatsApp.