Notícia
Problema, que afetava o Pereirão há mais de dois anos, atrapalhava a circulação dos moradores e provocava mau cheiro em Laranjeiras
Todo dia era preciso travar uma luta contra o esgoto que invadia a porta de casa, trazia mau cheiro e ameaçava a saúde de crianças e famílias inteiras. Após mais de dois anos de espera, moradores do Pereirão, como é carinhosamente conhecida a comunidade Pereira da Silva, em Laranjeiras, na Zona Sul carioca, finalmente respiram aliviados. Uma obra da Águas do Rio pôs fim ao esgoto a céu aberto numa das vias da região, um problema que não só dificultava a circulação, mas também comprometia a dignidade e a qualidade de vida de quem vive ali.
“Há mais de dois anos esse esgoto vazava. Era um cheiro horrível, que impossibilitava a permanência dentro das residências”, conta Kelly Martins, presidente da associação de moradores local. A situação, além de prejudicar a circulação de pessoas e veículos, afetava diretamente seis residências.
Luiz Guilherme Bispo, coordenador de Operações da concessionária, explica que, após inúmeras desobstruções e limpezas, foi constatada a necessidade de uma intervenção definitiva.
“A rede não suportava mais o volume de resíduos. Para solucionar o problema, instalamos 18 metros de nova tubulação, com diâmetro maior, o que vai melhorar o escoamento e evitar novos extravasamentos.”

Transformando realidades por meio do saneamento
A intervenção trouxe alívio imediato à comunidade. Agora, moradores do Pereirão podem circular com tranquilidade, sem conviver com o mau cheiro ou com o risco de contaminação. Além de devolver dignidade às famílias diretamente afetadas, a obra também beneficiou uma escola municipal próxima, que precisava driblar o mau cheiro e o risco à saúde dos alunos que pisavam no extravasamento.
“Quero agradecer à Águas do Rio pela atenção e pelo rápido atendimento sempre que solicitada. É a prova de que é possível levar saneamento básico às favelas do Rio de Janeiro”, finaliza Kelly.