Notícia
Exibição desperta interesse pelo tema e causa reflexões de crianças e adolescentes no interior fluminense
Os olhinhos atentos e curiosos dos estudantes se iluminam ao assistirem às aventuras dos “gotonautas” contra os “zumbolhas”. Assim são as sessões do “Cine Águas”, uma exibição exclusiva de filme para alunos da educação infantil e do Ensino Fundamental, promovida pela Águas do Rio por meio do projeto de educação ambiental “Saúde Nota 10”. Neste mês, em comemoração ao Dia das Crianças, foram realizadas diversas apresentações do filme “A Invasão dos Zumbolhas” para cerca de 450 estudantes em Rio Bonito, Barra de São João (distrito de Casimiro de Abreu), Cachoeiras de Macacu, Aperibé e São Francisco de Itabapoana, todas áreas atendidas pela Águas do Rio.
A pequena Rana Soares, de 4 anos, do Centro de Educação Infantil Profª Diana Duarte, em Cachoeiras de Macacu, compartilhou suas impressões sobre o filme:
“Eu não quero que os zumbolhas venham na minha casa, porque, se jogar lixo no rio, todo mundo fica dodói. Eles sujam a água e trazem doenças”, contou a menina sobre o que aprendeu.
Por meio do programa “Saúde Nota 10”, a equipe de Responsabilidade Social da concessionária visita as escolas municipais e, durante todo o ano, realiza diversas atividades lúdicas que abordam a preservação ambiental e a importância do saneamento básico. As ações incluem palestras, jogos, apresentações teatrais, entre outras.
“Nosso objetivo é conscientizar todos sobre a relevância do saneamento básico. E nada melhor do que começar pelas crianças. O caminho está sempre ligado à educação. Esse trabalho que realizamos em parceria com as escolas nos traz resultados positivos. Além de aprenderem, os pequenos levam as informações para suas casas e se tornam multiplicadores desse conhecimento. Ensinar e aprender de forma divertida e significativa é fundamental”, disse Bruna Batista, responsável pela Responsabilidade Social da Águas do Rio, no interior.
Participação em festa
Em celebração ao Dia das Crianças, a Águas do Rio também participou da festa realizada pela Secretaria de Educação de Itaocara, no Noroeste Fluminense, com um ponto de hidratação. Além de brincadeiras e lanches, mais de 1,5 mil estudantes da rede municipal puderam contar com água geladinha, distribuída gratuitamente pela concessionária durante o evento.