Notícia

Ver notícia

“Uma oportunidade para ver como as coisas funcionam e de tirar dúvidas com especialistas sobre a utilização dos recursos naturais e a manutenção dos ecossistemas”. A frase é o resumo da experiência do João de Queiroz, após uma visita técnica às estações de Tratamento de Água (ETA), em Tanguá, e de Tratamento de Esgoto (ETE), em São Gonçalo. O biólogo fez parte do grupo de mais de 60 alunos do curso de especialização em Energias e Sustentabilidade do Instituto Federal Fluminense (IFF), campus Itaboraí, que visitaram as instalações da Águas do Rio no último sábado (11).

A atividade marcou a estreia do “De Portas Abertas” nestas unidades da concessionária. “Nossas operações estão diariamente dentro da casa das pessoas, basta abrir a torneira ou acionar a descarga, por exemplo. Mas todo o trabalho e investimentos necessários para que isso aconteça parece invisível. Prezamos pela máxima eficiência e transparência, então vamos começar a receber a população para mostrar como tudo funciona e para que sejam multiplicadores de informação adquiridas in loco.”, diz o diretor-executivo da Águas do Rio, Diógenes Lyra.

Através do programa, a equipe de Responsabilidade Social da concessionária recebe os grupos previamente agendados. Esta visita técnica inaugural foi dividida em teoria e campo, realizada em dois turnos, envolvendo profissionais internos especializados de diversas áreas, tais como: meio ambiente, operação de água e esgoto, segurança do trabalho, entre outros.

Enquanto um grupo assistia a um vídeo sobre a Baía de Guanabara, que banha grande parte dos municípios sob concessão da Águas do Rio, o outro era recebido em campo para ver, em tempo real, todas as etapas do ciclo do saneamento básico. Todos foram munidos de informações sobre o tratamento da água e do esgoto fazendo a correlação com as metas a serem atingidas pela Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

“Superou minhas expectativas”, disse a aluna da pós-graduação, Daniela Franco, ao deixar a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) São Gonçalo. Segundo ela, foi gratificante conhecer a etapa final de destinação do lixo e demais resíduos do processo de tratamento do esgotamento sanitário. “Bom saber que estudos e projetos estão sendo feitos para melhorar ainda mais todos os processos”, concluiu.

Compartilhar:

Veja Também

Projeto “Ação Gonçalo” leva educação, cidadania e empreendedorismo sustentável para população da cidade Saiba mais
Projeto “Ação Gonçalo” leva educação, cidadania e empreendedorismo sustentável para população da cidade

Moradores aproveitam atividades gratuitas neste sábado (4), no Barro Vermelho Com muita animação e atividades gratuitas, a população gonç...

Abastecimento de Água Saiba mais
Abastecimento de Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas do Rio.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas do Rio e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

Comunicados Saiba mais
Comunicados

Fique por dentro do que acontece na Águas do Rio com informações sobre abastecimento, obras, programas, projetos e muito mais.