Notícia

Ver notícia

Companhia realizará melhorias nos serviços de água e esgoto

 

Representantes da Águas do Rio se reuniram na tarde desta quinta-feira (26/08) na secretaria de obras em Queimados, uma das cidades da Baixada Fluminense que contará com o serviço de água e esgoto sob a operação da nova concessionária.

Durante o encontro, a secretária de obras, Cristina Remann conversou com os diretores da Águas do Rio, Luiz Fernando Fabbriani e Vitor Hugo Gabriel sobre as 13 Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) que estão sob a administração municipal e que podem vir a ser repassadas para a gestão da concessionária.

Águas do Rio em visita à estação de tratamento de esgoto

Acompanhada de funcionários da secretaria de obras, a equipe da Águas do Rio, formada por engenheiros, inclusive da área ambiental e pelo coordenador de operações, Malcom Bispo, realizou visitas técnicas nas ETEs e avaliou as estruturas e equipamentos das estações.

O diretor executivo, Vitor Gabriel, responsável pelas operações em Japeri, Queimados, Mesquita, Nilópolis e Nova Iguaçu disse que as informações serão incorporadas ao planejamento estratégico da companhia.

– Em conjunto com a prefeitura conhecemos melhor o estado de algumas estações. São unidades de pequeno porte, com vazões estimadas de até 30 litros por segundo. Há estações em operação, outras desativadas que precisam ser revitalizadas e uma em construção. Esse levantamento será estudado pelas nossas áreas de engenharia e operacional para definir quais serão incorporadas ao sistema de esgotamento sanitário que será implantado em Queimados – explicou Vitor Gabriel.

Somente nos cinco primeiros anos de concessão, a Águas do Rio vai investir R$ 439.266 milhões em Queimados, sendo 85% para a implantação do sistema de esgotamento sanitário no município.

 – Em nossa área de concessão, as cidades de Queimados e Japeri e um trecho de Nova Iguaçu têm influência na bacia do Rio Guandu, que é o principal rio de captação de água para abastecimento da Região Metropolitana do Rio. A nossa contribuição para a recuperação ambiental do Guandu vem justamente com o investimento em esgoto para a construção de redes e estações que vão coletar o esgoto e levar para as estações de tratamento, evitando que milhões de litros sem tratamento continuem sendo despejados nesse manancial – disse Fabbriani.

Compartilhar:

Veja Também

Relatório de Qualidade da Água Saiba mais
Relatório de Qualidade da Água

DPIH DOH – HIDRANTES Saiba mais
DPIH DOH – HIDRANTES

DECLARAÇÃO DE POSSIBILIDADE DE INSTALAÇÃO DE HIDRANTE – DPIH e DECLARAÇÃO DE OPERAÇÃO DE HIDRANTE – DOH DESCRIÇÃO: A Declaração de Possib...

Viabilidade de Empreendimento Saiba mais
Viabilidade de Empreendimento

Viabilidade de Empreendimentos

Comunicados Saiba mais
Comunicados

Fique por dentro do que acontece na Águas do Rio com informações sobre abastecimento, obras, programas, projetos e muito mais.