Notícia

Ver notícia

Atividade faz parte do Programa Saúde Nota 10

Melhor do que falar é mostrar na prática como funciona o trabalho da Águas do Rio nas ruas da cidade. Foi essa experiência que a equipe de Responsabilidade Social da empresa proporcionou aos jovens do 7º ano da Escola Municipal José de Alencar, que fica em Laranjeiras, Zona Sul do Rio.

No último dia 23, uma ação do Programa Nota 10, levou os jovens para uma operação de fiscalização de esgoto na Rua das Laranjeiras. O diferencial da ação foi mostrar, de forma prática, como funcionam algumas atividades diárias que a Águas do Rio executa no tratamento de esgoto. Na ocasião, os alunos realizaram testes com reagentes para a identificação do que é esgoto e o que é água tratada.

“O que eu achei mais interessante foi como a água reagiu quando colocamos os reagentes na água de esgoto e na água potável. É muito importante a gente conscientizar os alunos aqui da escola e as pessoas sobre esse assunto. Essa atividade da Águas do Rio é uma coisa nova para mim”, declara a estudante Vitória Lira Moreira.

Além de um bate papo sobre saneamento básico e ciclo da água, os alunos também puderam conhecer os equipamentos que envolvem toda essa operação e observar de perto os procedimentos para identificar vazamentos irregulares na rede, com a utilização de uma câmera moderna e especializada.

“Achei muito interessante a tecnologia que a Águas do Rio usa para ver o esgoto. Não dá nem para saber que aquilo é uma câmera, mas quando explicam se torna muito interessante”, aprova a aluna Maria Eduarda Alves.

Guardiões do Rio Carioca

Essa não foi a primeira vez que uma turma da Escola Municipal José de Alencar vestiu colete e capacete para contribuir com a recuperação do Rio Carioca. Em novembro do ano passado, alunos do 8º ano também participaram de uma simulação de fiscalização da Águas do Rio contra o despejo irregular no Rio Carioca. A iniciativa fez parte de uma série de ações de despoluição do curso d’água, que inclui as ações do programa de educação ambiental da concessionária, o Saúde Nota 10, em parceria com o projeto “Esse Rio é Meu”.

“Ações como essa são fundamentais para sensibilizar crianças e adolescentes sobre a importância do saneamento básico e os impactos gerados pelo descarte incorreto do lixo e do óleo de cozinha. De forma lúdica e interativa, os alunos conseguem compreender de que maneira a Águas do Rio realiza esse trabalho que é tão importante para nossa cidade”, declara a Analista de Responsabilidade Social Marcella Gonçalves.

Compartilhar:

Veja Também

Documentos Saiba mais
Documentos

Aqui você encontra os relatórios, arquivos e documentos de interesse público da Águas do Rio.

Abastecimento de Água Saiba mais
Abastecimento de Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas do Rio.

Relatório de Qualidade da Água Saiba mais
Relatório de Qualidade da Água

DPIH DOH – HIDRANTES Saiba mais
DPIH DOH – HIDRANTES

DECLARAÇÃO DE POSSIBILIDADE DE INSTALAÇÃO DE HIDRANTE – DPIH e DECLARAÇÃO DE OPERAÇÃO DE HIDRANTE – DOH DESCRIÇÃO: A Declaração de Possib...