Notícia

Ver notícia

O mutirão de limpeza faz parte do Clean Up Day 2023, onde 180 países se uniram em prol da ação em todo mundo

A Terra, também conhecida como Planeta Água, é a nossa casa. Para onde vai todo o resíduo que geramos? Nós convivemos com ele. Por isso a importância de combater a poluição global. A Águas do Rio participou do movimento Clean Up Day 2023, em Saquarema, com um circuito de atividades socioeducativas sobre saneamento básico e cuidados que devemos ter com este recurso finito tão precioso: a água. Em um calor de verão, mas ainda estando em pleno inverno, os participantes também se refrescaram com água boa, tratada e geladinha.

Apenas na manhã do último de 16, Dia D em que mais de 180 países se mobilizaram em prol da ação, foram retirados em apenas quatro horas, cerca de 30kg de resíduos de um trecho da Praia de Jaconé. “Os resíduos descartados de maneira incorreta causam enormes transtornos para a população. O lixo e o óleo de cozinha descartados na pia ou vaso sanitário, por exemplo, entopem a rede coletora de esgoto e causam danos ao processo de tratamento. Quando vão parar na galeria de água de chuva, podem chegar aos corpos hídricos, e muitos deles são nossas fontes de água potável”, ressalta Adriana Lo Preste, Coordenadora de Responsabilidade Social da Águas do Rio.

Na ocasião, mais de 60 pessoas participaram do jogo da memória do saneamento em que deviam formar os pares das atitudes corretas na utilização do recurso hídrico e as que evitam a poluição do meio ambiente. Na oportunidade também, todos aprenderam que podem contribuir com o processo de abastecimento das cidades. Havia um jogo, em que uma bolinha azul representava a água tratada que sai da estação de tratamento da concessionária e as pessoas iam conduzindo o recurso por dentro da tubulação, de forma colaborativa, até a porta da casa do cliente que ficava localizada à certa distância da “estação”. Se caísse no caminho, foi desperdício e isso não pode acontecer!

A natureza do planeta tem a capacidade de se regenerar. O Dia Mundial da Limpeza, ou Clean Up Day, não se trata apenas de mutirões de limpezas, mas é uma rede forte que dá visibilidade para as causas ambientais e potencializa a participação da sociedade civil. Se cada pessoa fizer sua parte hoje, mais a natureza agradecerá amanhã e todos desfrutarão de dias e mares mais azuis como os vistos no sábado de sol em Jaconé, no município de Saquarema.

Compartilhar:

Veja Também

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas do Rio e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

DDF e DA – Declaração de Conexão Saiba mais
DDF e DA – Declaração de Conexão

DECLARAÇÃO DE ABASTECIMENTO – DA e DECLARAÇÃO DE DESTINO FINAL – DDF DESCRIÇÃO: A Declaração de Abastecimento tem o objetivo de certifica...

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Projeto “Ação Gonçalo” leva educação, cidadania e empreendedorismo sustentável para população da cidade Saiba mais
Projeto “Ação Gonçalo” leva educação, cidadania e empreendedorismo sustentável para população da cidade

Moradores aproveitam atividades gratuitas neste sábado (4), no Barro Vermelho Com muita animação e atividades gratuitas, a população gonç...