Notícia

Ver notícia

Alunos do Instituto Federal Fluminense de Maricá visitam Estação de Tratamento de Esgoto na Zona Norte

“Conhecer de perto todo o processo de tratamento do esgoto, no último ano do curso, certamente é uma grande contribuição para a minha formação. Antes de ir embora, quero deixar meu currículo aqui”, brincou o estudante Eduardo Bruno Viana.

Eduardo fez parte do grupo de 20 alunos do curso técnico em Meio Ambiente do Instituto Federal Fluminense de Maricá que visitou, na última sexta-feira (03/02), a Estação de Tratamento de Esgoto da Pavuna, em Vigário Geral, na Zona Norte do Rio. No percurso, os estudantes observaram o funcionamento dos decantadores,  bombas, tubulações, motores, transformadores, sopradores e centrífugas que compõem toda a estrutura da unidade operacional. 

“Mais rico do que ler um livro é ir a campo com técnicos que trabalham diariamente com saneamento, um tema tão relevante que dialoga com meio ambiente, saúde, qualidade de vida e segurança hídrica”, ressaltou a professora de Filosofia e Meio Ambiente Elane Maria Farias de Carvalho.

Melhorias operacionais 

Atualmente, a ETE Pavuna, que tem capacidade de tratar até 1.500 litros de esgoto por segundo, atende os bairros de Jardim América, Vigário Geral e algumas áreas de comunidades do município de Duque de Caxias.

Diversas melhorias operacionais estão em curso na unidade. A reforma de um conjunto de motores-bomba colocou em funcionamento um segundo decantador secundário e, além da automação para monitoramento remota da ETE Pavuna a partir do Centro de Operações Integradas da Águas do Rio, haverá também a instalação de um novo sistema de gradeamento, uma estrutura responsável por reter resíduos sólidos que entopem as tubulações e podem danificar os equipamentos.

“Essas melhorias vão ampliar a capacidade da estação e garantir mais segurança operacional para tornar ainda mais eficiente o tratamento que hoje é feito”, ressaltou supervisora Elis Vilela, que guiou a visita com os estudantes.

Compartilhar:

Veja Também

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Águas do Rio trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento nas regiões onde atua.

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas do Rio e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.