Notícia
Programa da Águas do Rio, o Saúde Nota 10 é apresentado a centenas de estudantes da cidade do Norte Fluminense
Cerca de 300 alunos da rede municipal de ensino de São Francisco de Itabapoana aprenderam, de forma lúdica e divertida, noções de saneamento básico, sustentabilidade e sobre a importância da água para o meio ambiente. A ação chegou a dois colégios da cidade do Norte Fluminense por meio do Programa Saúde Nota 10, da Águas do Rio, que leva palestras e jogos educativos a unidades de ensino.
A iniciativa encantou o estudante de sete anos, Pietro Coutinho, que após a atividade fez questão de contar para os colegas: “A gente não pode desperdiçar água, porque ela é muito importante para a nossa vida”.
Somente no ano passado, a iniciativa passou por 43 escolas do interior, impactando 5 mil alunos. Em São Francisco de Itabapoana, os colégios Dirceu Dias da Silva e João Batista de Almeida foram os escolhidos pela prefeitura e pelo setor de Responsabilidade Social da concessionária para receber o projeto neste mês em que se comemora o Dia Mundial da Água (22 de março).
Aluna do 6° ano, Cecília Barreto foi a campeã do jogo do saneamento, um tabuleiro gigante onde crianças são os pinos e percorrem o caminho conforme respondem perguntas sobre saneamento básico. “Eu sabia várias respostas, pois estudamos essas questões. Foi muito legal participar e ganhar o jogo”, comemorou.
Para a diretora da Escola Dirceu Dias, Angélica Peçanha, a oportunidade de unir atividades lúdicas aos temas trabalhados na unidade é uma grande contribuição no aprendizado das crianças. “Eles gostaram muito, e esse conteúdo apresentado pela Águas do Rio está muito alinhado ao que estão aprendendo.”
Filho de peixe…
Orgulhoso, Guilherme Miguel Meira, do 9° ano da João Batista de Almeida, fez questão de contar para todo mundo que o pai dele, Leonardo Meira, trabalha na Águas do Rio e, por isso, estava craque no assunto.
“Meu pai fala muito em casa sobre cuidados que devemos ter com o meio ambiente. Não podemos desperdiçar água nem jogar lixo no vaso sanitário. Vários colegas não sabiam que devemos limpar a caixa d’água de seis em seis meses”, contou.
O secretário municipal de Educação, Robson Santana, destacou a importância da parceria: “O Saúde Nota 10 foi fundamental para que nossos alunos compreendam desde cedo a relevância de terem água e esgoto tratados, não apenas para sua própria saúde, mas também para a preservação do meio ambiente. Desta maneira, eles se tornam agentes ativos na promoção da sustentabilidade e na melhoria da qualidade de vida de toda a população”.