Notícia

Ver notícia

Mostra itinerante gratuita leva a realidade virtual sobre ciclo da água e proporciona diversas atividades interativas entre os dias 19 e 22 de abril

Uma experiência única e totalmente interativa por meio da realidade virtual chega ao município de Magé, na Baixada Fluminense. Essa é a proposta da exposição itinerante “Olho d’água – Artes Líquidas e Águas Visuais” que é gratuita, aberta para a população e ficará montada em um caminhão na Praça 7 de Setembro, no bairro Piabetá, entre os dias 19 e 22 de abril.

Com o tema “Ciclo da Água e sua importância para a vida humana e de todos os seres vivos”, o projeto receberá nos dias 19 e 20 de abril alunos da rede municipal de ensino. Já nos dias 21 e 22 de abril, a exposição será aberta ao público geral das 14h às 18h, com o “Cine ao Ar Livre” sendo realizado a partir das 18h30 com a exibição de curtas metragens ambientais.

O projeto promete levar os participantes a viajarem pelo ciclo da água por meio de instalações artísticas e diversas ferramentas tecnológicas, que conectam o público por meio da visão, do som e do movimento. A curadoria é feita pela ONG Ecofalante, iniciativa que atua nas áreas de cultura, educação e sustentabilidade. Após as sessões, haverá ainda uma roda de conversa.

A iniciativa é viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, produzida pela 3 Apitos Cultura e tem apoio da Águas do Rio, concessionária de água e esgoto, do Instituto AEGEA, e apoio local da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Magé.

Exposição percorrerá nove municípios do Rio de Janeiro nesta temporada

Em 2023 o projeto cultural itinerante percorrerá nove municípios do Estado do Rio de Janeiro. Nesta temporada, iniciada em março, o “Olho d’água” já esteve no bairro Pavuna, na Zona Norte do Rio de Janeiro; na cidade de Maricá; no distrito de Barra de São João; e na comunidade Barreira do Vasco, no bairro São Cristóvão, também no município do Rio de Janeiro.

No mês de abril, o projeto seguirá ainda para o município de Cordeiro, na Região Serrana do Rio de janeiro. Em maio, fechando a temporada, será a vez dos municípios de Itaocara e Miracema, na Região Noroeste; e Duas Barras, na Região Serrana do Rio.

Em cada local, a exposição permanecerá quatro dias. Nas quintas e sextas-feiras o projeto realizará, durante todo o dia, o atendimento de crianças e jovens de escolas da rede pública de ensino. Aos sábados e domingos, a exposição estará aberta para o público em geral das 14h às 18h. Nestes dias, complementando o conteúdo da exposição, às 18h30 será realizada a exibição de curtas metragens ambientais, na “mostra de cinema ao ar livre”.

Compartilhar:

Veja Também

Relatório de Qualidade da Água Saiba mais
Relatório de Qualidade da Água

Comunicados Saiba mais
Comunicados

Fique por dentro do que acontece na Águas do Rio com informações sobre abastecimento, obras, programas, projetos e muito mais.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas do Rio é responsável pelos serviços de saneamento básico em de 124 bairros do Rio de Janeiro e mais 27 municípios no estado.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Águas do Rio trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento nas regiões onde atua.