Notícia

Ver notícia

Cerca de 300 moradores do bairro Recanto dos Paratis se beneficiam com obra realizada pela Águas do Rio

 

Durante aproximadamente um ano, o pequeno Vitor, hoje com 4, se queixava frequentemente para o pai, Anderson Medeiros, de dor na barriga. Preocupado com a situação do filho, ele recorreu ao atendimento médico para saber o que poderia estar acontecendo com o menino. “Não sabemos exatamente o que houve, mas o médico disse que os sintomas que o meu filho tinha eram típicos de quem consome água de má qualidade”, relembra o pedreiro.

A hipótese relatada pelo médico, não era distante da realidade do bairro Recanto dos Paratis, onde o Anderson mora com a família há 10 anos. Não havia rede de água tratada no local até que, em novembro de 2021, a Águas do Rio realizou a primeira obra no bairro e instalou 980 metros de rede de distribuição de água.

Anderson Medeiros e o filho, Vitor

Entre tantos benefícios, a intervenção realizada pela concessionária trouxe impacto direto para a saúde de cerca de 300 pessoas do local, inclusive do menino Vitor. “A saúde do meu filho melhorou muito. Desde quando passamos a receber água da concessionária meu filho não se queixou mais de dor. Agora a água chega, sempre limpa, transparente. Não tenho do que reclamar”, avalia Anderson.

Vizinha do Anderson, a irmã dele, Elaine Cristina, que também mora no bairro há cerca de 8 anos, comemora a qualidade da água. “Antes eu não podia usar a água para nada. Não dava para cozinhar, fazer café. Dava muito mal para lavar a roupa e olhe lá”, comenta a dona de casa.

Os relatos dos moradores vão de encontro com uma importante data do calendário de comemorações em escala global. Nesta quinta-feira (07), é comemorado o Dia Mundial da Saúde. Foi através da obra de extensão de rede de distribuição de água tratada que a concessionária proporcionou impacto direto na saúde desses moradores. A intervenção realizada pela Águas do Rio em Barra de São João, distrito de Casimiro de Abreu, faz parte do pacote de atividades previstas para o local. Além disso, a companhia também cumpre rotina de coleta e análises para garantir que a água distribuída esteja dentro dos parâmetros de potabilidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Outra ação realizada para ampliar o acesso a água tratada para os moradores é o atendimento itinerante de cadastramento na tarifa social através do projeto “Águas do Rio com Você”. É a oportunidade que os usuários têm de solicitar, praticamente na porta de casa, os serviços prestados pela empresa, como inclusão na tarifa social, solicitação de nova ligação, negociação de débito, emissão de 2ª via, atualização cadastral e troca de titularidade. O encontro mais recente foi realizado no bairro Novo Palmital, no dia 15 de março, em comemoração pelo dia Mundial da Água.

“Os relatos dos moradores do Recantos dos Paratis mostram que estamos no caminho certo. A nossa missão é proporcionar saúde para os nossos usuários através do fornecimento de água tratada e de qualidade, além de promover valorização dos bairros onde atuamos”, avaliou o diretor superintendente da Águas do Rio, Pedro Freitas.

Até o ano de 2026, a companhia vai investir quase R$ 25 milhões nos próximos cinco anos no distrito de Barra de São João. A concessionária segue comprometida em promover uma revolução no saneamento básico no Estado do Rio, garantindo a universalização dos serviços em 12 anos, com 99% da população com acesso a água tratada e 90% com coleta e tratamento de esgoto.

Compartilhar:

Veja Também

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Águas do Rio trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento nas regiões onde atua.

Comunicados Saiba mais
Comunicados

Fique por dentro do que acontece na Águas do Rio com informações sobre abastecimento, obras, programas, projetos e muito mais.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas do Rio é responsável pelos serviços de saneamento básico em de 124 bairros do Rio de Janeiro e mais 27 municípios no estado.

Documentos Saiba mais
Documentos

Aqui você encontra os relatórios, arquivos e documentos de interesse público da Águas do Rio.