Notícia

Ver notícia

Águas do Rio participa de ações em todo interior do estado

 

“Nós precisamos economizar, porque senão a água do mundo vai acabar”, esse foi o recado do pequeno Rafael Bucker, de 8 anos do Colégio Sei. “Fechar a torneira enquanto escova os dentes, usar a água da máquina de lavar roupas para outras atividades, não demorar no banho, precisamos cuidar da nossa água”, essas são algumas boas práticas lembradas pelo estudante do 6° ano do Colégio Municipal Professor Nildo Caruso Nara, Ryan Rigueti. Os dois participaram das atividades em comemoração ao Dia Mundial da Água, comemorado na quarta-feira (22), realizadas pela Águas do Rio, em Itaocara, no noroeste fluminense. A concessionária também apoiou ações em diversos municípios do interior do estado ao longo da semana.

Por se tratar de uma data bastante simbólica, a equipe da Águas do Rio levou um aparelho que simula o tratamento de água, utilizado nas unidades que atendem a região e uma palestra para os alunos, que puderam tirar dúvidas em um bate-papo com o supervisor das estações de tratamento de água, Rafael Gulinelli.

Para o professor de ciências do Colégio Nildo, Eduardo de Freitas, a oportunidade enriquece muito o aprendizado das crianças. “Hoje nossos alunos conseguiram visualizar o que falamos em sala, um trabalho de campo extremamente importante e de forma lúdica, eles amaram”, ressaltou.

Ao longo do dia, os itaocarenses puderam visitar o evento montado no espaço da Árvore Centenária, que contou com o apoio da secretaria de Meio Ambiente, que fez a coleta de óleo usado, e da Ong Itaocara + Verde, que distribuiu mudas de árvores nativas.

O prefeito de Itaocara, Geyves Vieira, acompanhou as atividades e agradeceu à iniciativa da Águas do Rio. “Precisamos nos dedicar à conservação e preservação desse bem precioso para a nossa vida, que é a água. Agradeço a empresa pela iniciativa de realizar esse evento para nossas crianças e estar disponível à comunidade”, disse.

Plantio de mudas e conscientização ambiental

Outras ações foram apoiadas pela Águas do Rio nos municípios de Cantagalo, Cordeiro, Aperibé, Cachoeiras de Macacu, Rio Bonito e Barra de São João, distrito de Casimiro de Abreu e Miracema.

As equipes se dividiram, em parceria com as secretarias de Educação e Meio Ambiente, e fizeram plantios de diversas mudas de árvores nativas em locais estratégicos, como às margens do Rio São João, em Barra; no Horto Municipal de Cantagalo; ao lado da Estação de Tratamento de Esgoto de Aperibé; no Parque da Cidade, em Cachoeiras; e às margens do rio Paraíba do Sul, no distrito de Cantagalo, São Sebastião do Paraíba.

Também foram levadas palestras de conscientização ambiental, sobre a importância do saneamento básico, para escolas e realizadas visitas de alunos às unidades operacionais da concessionária.

Água é vida

Para finalizar a semana voltada à água, um mosaico pintado por crianças e pelos colaboradores foi montado e a empresa reforçou entre o próprio time a necessidade do trabalho realizado em todo o estado do Rio de Janeiro.

“O desafio de levar dignidade para as pessoas através da água nos move todos os dias! Afinal, cuidar desse bem tão precioso, é falar de desenvolvimento das cidades, transformação da economia e mais saúde para a população. Essa data é importante e marca o nosso compromisso com as gerações futuras, seja garantindo uma água de qualidade, ou indo além, contribuindo com a preservação do meio ambiente e com a conscientização ambiental”, afirmou o diretor superintendente da concessionária, Pedro Freitas.

 

Compartilhar:

Veja Também

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Águas do Rio trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento nas regiões onde atua.

Abastecimento de Água Saiba mais
Abastecimento de Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas do Rio.

Documentos Saiba mais
Documentos

Aqui você encontra os relatórios, arquivos e documentos de interesse público da Águas do Rio.

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.