Notícia
Comunidade da Praia da Rosa celebra a conclusão de obra da Águas do Rio
Após mais de três décadas enfrentando a falta de água, os moradores da Praia da Rosa, na Ilha do Governador, celebram uma nova fase. Recentemente, a Águas do Rio concluiu a extensão de aproximadamente 580 metros de uma nova rede de água, beneficiando mais de 10 mil pessoas da comunidade.
Amadeus Luiz de Oliveira, 50 anos, um dos moradores mais antigos da região, relembra os tempos difíceis. Ele era responsável por dividir a pouca água que chegava com os demais moradores, já que possuía uma cisterna em sua residência. “Era uma luta diária. Tínhamos que puxar mangueiras das casas dos vizinhos que tinham água ou fazer instalações improvisadas para conseguir um pouco do recurso na madrugada. Era humilhante e muito difícil.”
A obra ocorreu após a abertura de chamados por meio do programa Afluentes, da concessionária, que busca criar uma linha de comunicação mais eficaz com as lideranças locais e atender às demandas comunitárias. Mensalmente são abertos em média 2.400 chamados de todas as comunidades da capital. No caso da Praia da Rosa, as reclamações dos moradores sobre falta d’água recorrente levaram o time de operações a iniciar uma grande investigação, que resultou na complexa obra.
O supervisor de obras da Águas do Rio, Luis Carlos Ayres, explicou que, com o aumento populacional, diversas ligações irregulares foram feitas na rede, o que causava a falta de abastecimento, além de outros problemas, como a não garantia da qualidade da água que chegava às residências.
Luis Carlos destacou a importância da intervenção: “Concluímos que a extensão da rede era crucial para garantir um abastecimento adequado e contínuo para os moradores. Foram três meses de trabalho intenso, mas o resultado é extremamente gratificante. A qualidade de vida melhorou significativamente para as pessoas, e esse é o nosso principal objetivo.”
Morador do local e representante da comunidade, Ilton Rosa Neto, agradece o empenho da concessionária em solucionar o problema. “Essa obra representa uma verdadeira transformação para nós, moradores da Praia da Rosa. Foram anos de dificuldades, improvisos e muita luta para conseguir água. Hoje, podemos dizer que nossa comunidade tem dignidade”, declarou.