Notícia
Estudantes são levados para a Glocal Experience pela Águas do Rio, que patrocinou o encontro
Com olhares atentos e curiosos, crianças de escolas municipais de Barra de São João, distrito de Casimiro de Abreu, e de Rio Bonito participaram da Glocal Experience, evento com foco em meio ambiente e sustentabilidade, na Marina da Glória, no Rio de Janeiro. O passeio foi promovido pela Águas do Rio, que patrocinou os quatro dias de palestras e debates sobre iniciativas que cumprem alguns dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Além de uma vasta programação com participações de especialistas da área ambiental, os visitantes tiveram acesso a shows, contação de histórias e áreas interativas. Isabelly Fraga, aluna do 4° ano da Escola Municipal Padre Pedro, de Barra de São João, voltou para casa encantada com a experiência.
“Eu gostei de tudo, do passeio, do evento, aprendemos muitas coisas, e ainda deu para ver o Cristo Redentor de longe”, comemorou.
De acordo com Alexandre Bianchini, presidente da Águas do Rio, a ideia era proporcionar ao público uma discussão atual e urgente sobre meio ambiente.
“O propósito da Glocal é ‘Pensar global, agir local’, ou seja, traçar metas amplas e agir à sua volta. É o que estamos fazendo no nosso estado, na nossa casa, avançando com o saneamento básico. Nós saímos da fase das promessas e entramos na fase de entrega: em apenas dois anos, 300 mil pessoas tiveram acesso à água tratada, e ecossistemas como a Baía de Guanabara e Lagoa Rodrigo de Freitas estão em processo de recuperação a olhos vistos. É por isso que o nosso projeto atinge em cheio a alma e o coração do povo fluminense”, destacou Alexandre Bianchini.
A professora Angela Picollo, que acompanhou os alunos de Barra de São João, ficou empolgada com tudo que viu.
“Os estudantes ficaram apaixonados por tudo que viram. Eles amaram a sala de sensações, de conversar com um indígena, visitar o Rio, enfim, foi um evento enriquecedor demais”, declarou.
Portas abertas para lideranças comunitárias
O evento também foi uma oportunidade de abrir portas para pessoas que nem sempre têm a oportunidade de participar de discussões sobre sustentabilidade. Pensando nisso, além dos estudantes, uma das participantes do Programa Afluentes, canal que a concessionária mantém com as comunidades, Mauriny Batista, de Cachoeiras de Macacu, também participou da Glocal.
“Acompanhei debates muito importantes e percebi movimentos em busca do desenvolvimento da sociedade de forma que não se esgotem os recursos naturais. O avanço sustentável do planeta deve ser uma pauta recorrente na vida de todos nós”, disse ela.