Notícia
Meninos e meninas da Ilha do Governador, no Rio, aprendem noções de meio ambiente, como o descarte correto de resíduos
A equipe de Responsabilidade Social da Águas do Rio promoveu uma caminhada na orla da Ilha do Governador, Zona Norte da capital fluminense, com crianças e moradores das comunidades da Praia da Rosa e Sapucaia, que ficam às margens da Baía de Guanabara. Organizado em parceria com lideranças comunitárias, o passeio foi conduzido pelo historiador Juberto Santos, reuniu cerca de 30 pessoas e fez parte da série de ações da empresa para comemorar o Mês Mundial do Meio Ambiente, celebrado em junho.
A atividade resgatou a história da primeira moradora local, Dona Rosa, que dá nome à praia local; a relação dos pescadores com a baía e a importância da preservação do meio ambiente. Especialista em história do bairro, Juberto mostrou mapas e fotos antigas da região. O professor explicou ainda o significado e como surgiram, nos últimos 60 anos, nomes de outras comunidades e de sub-bairros que compõem a Ilha do Governador.
“Não só pelas águas da Baía de Guanabara que a Ilha do Governador está cercada, mas também de muitas histórias. Eu me sinto lisonjeado em poder, junto com a Águas do Rio, proporcionar uma atividade que leva para essa garotada percepção de cidadania, senso crítico, valorização e identificação com a natureza e com a história local”, afirmou Juberto.
Durante o encontro, funcionários da concessionária deram dicas sobre os riscos do descarte inadequado de resíduos na Baía de Guanabara. Ao térmico da atividade, as crianças foram divididas em duas equipes, denominadas “Água” e “Natureza”. Os grupos receberam a tarefa de escrever uma carta ao meio ambiente com compromissos que assumirão para evitar a poluição e aumentar a preservação.
“A atuação social e ambiental responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito. Temos um compromisso de longo prazo com as nossas comunidades, e servir às pessoas é nossa maior vocação. Por isso, acreditamos que ações socioambientais ajudam a construir um caminho para o futuro”, pontuou Mariana Laercio, gerente de Responsabilidade Social da Águas do Rio.