Notícia
Concessionária apresenta estrutura tecnológica que possibilita monitoramento dos sistemas de água e esgoto da área de concessão
O compromisso da Águas do Rio com a eficiência na operação das redes de saneamento básico em 27 municípios do estado foi reforçado durante a visita técnica dos membros da Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro (Agenersa), nesta quarta-feira (3/11) ao Centro de Operações Integrada (COI), instalado na sede da concessionária, no Porto Maravilha no Rio de Janeiro.
“Mesmo antes de assumirmos a operação plena, iniciamos a implantação do COI, onde foram investidos, até o momento, R$ 10 milhões. Esse investimento trouxe para o COI o que há de mais avançado em tecnologia para o controle e a operação das unidades do saneamento básico”, explica Alexandre Bianchini, diretor-presidente da Águas do Rio
Com mais de mil pontos dos sistemas de água sendo monitorados, o diretor de operações, Luiz Couto, ressaltou a importância do COI para o trabalho operacional. “Na última noite realizamos uma importante manutenção na rede de abastecimento na capital, que não gerou danos relevantes à população residente na localidade. Tudo foi feito de forma planejada, em horário estratégico e com agilidade, para que não faltasse água”, relata, satisfeito com o resultado.
“Faz parte da dinâmica da Agenersa conhecer cada concessionária para entender melhor a operação. Vamos fazer isso não apenas na base, mas nas estações de tratamento e em outras estruturas, com objetivo de acompanhar o trabalho, as obras e as metas a serem atingidas. Estreitar esta linha de comunicação com as concessionárias faz com que a resposta à população seja dada em tempo apropriado. Por isso, fiz questão da presença dos membros do conselho”, detalhou o presidente da agência reguladora fluminense, Rafael Carvalho de Menezes.
Também estiveram presentes na visita membros do Conselho Diretor (Codir) da Agenersa: Vladimir Paschoal de Macedo, Rafael Penna Franca, Marcos Cipriano de Mello, José Carlos dos Santos Araújo e a secretária executiva Isabelle Lessa.