Notícia
Problema foi resolvido após obra da Águas do Rio que beneficiou cerca de mil pessoas
A solução para regularizar o abastecimento de água no Conjunto das Alamedas, na Pavuna, Zona Norte carioca, foi encontrada após um estudo operacional realizado pela Águas do Rio. Moradores da região sofriam com a baixa pressão na rede, problema que, segundo alguns eles, se arrastou por mais de 50 anos. No local vivem cerca de mil pessoas.
“A obra foi realizada na Alameda Cruzeiro, mas representou um benefício para todas as outras. Estamos desde o ano passado promovendo melhorias na região, e um exemplo disso é a recuperação da Elevatória de Acari, uma estrutura centenária que também influencia no abastecimento do Conjunto das Alamedas”, explicou Rodrigo Cotta, coordenador de Operações da concessionária.
João Felipe dos Santos, taxista e morador da Alameda Cruzeiro há 38 anos, conta como a falta d’água impactava no seu dia a dia e no de vizinhos.
“Estou aqui desde que nasci, e o abastecimento era bem ruim. Às vezes, tínhamos que encher balde, porque não caía uma gota. Agora está tudo perfeito, temos água todo dia. Não dá mais para reclamar”, disse ele.
Menos de 30 metros dali, na Alameda Corinthians, Marlene Rocha, de 85 anos e há mais de cinco décadas vivendo no conjunto, comemora o fato de agora conseguir fazer regar plantas e lavar roupa.
“Anos atrás, eu saía da Pavuna e ia para Honório Gurgel, onde lavava roupas da casa da minha mãe. O fornecimento ficou irregular por mais de 50 anos. Sempre tínhamos que comprar água para beber e fazer comida. Depois dessa obra, ficou uma beleza, e minhas plantas vivem molhadas. Nem bomba a gente usa mais, ela até está aposentada”, brincou a idosa.