Comunicado

Ver notícia

Previsão é normalizar o fornecimento nas próximas 72 horas em São Gonçalo e Itaboraí, nos distritos de Inoã e Itaipuaçu, em Maricá, e na Ilha de Paquetá, na capital. Moradores devem fazer uso consciente da água até a normalização do abastecimento

A Cedae informou que concluiu a manutenção anual preventiva no Sistema Imunana-Laranjal às 21h horas desta quinta-feira (16/10). De acordo com a estatal, à 1h45 desta sexta-feira (17/10), a produção de água foi 100% restabelecida.

Com a retomada do sistema, as redes de distribuição estão sendo preenchidas, e o fornecimento de água já começa a ser gradualmente regularizado nos municípios de São Gonçalo e Itaboraí, nos distritos de Inoã e Itaipuaçu, em Maricá, e na Ilha de Paquetá, na capital. A previsão é que, em até 72 horas, o abastecimento esteja normalizado nessas localidades do Leste Fluminense. A exceção são áreas elevadas, pontas de rede e regiões onde forem detectadas ocorrências neste período.

Após uma longa paralisação no sistema, como a realizada pela Cedae, devido à variação da pressão da água no interior das tubulações, no momento da retomada do fornecimento, podem surgir ocorrências pontuais, como vazamentos. O Centro de Operações Integradas (COI) da Águas do Rio, que monitora e controla as operações da concessionária 24 horas por dia, está com efetivo reforçado e atenção redobrada para atuar e mobilizar equipes, imediatamente, para os lugares onde for necessário.

Até que o abastecimento seja integralmente normalizado, a empresa orienta que a água de cisternas e caixas d’água seja utilizada apenas nas atividades essenciais, com o adiamento de tarefas que demandam alto consumo. O abastecimento alternativo, por meio de caminhões-pipas, está sendo priorizado para o atendimento de hospitais, clínicas e serviços essenciais.

Ações de melhoria

Durante a paralisação da Cedae, a Águas do Rio realizou 18 ações visando a melhoria operacional e estrutural do sistema de distribuição de água. Equipes atuaram em intervenções que não poderiam ser feitas em outro momento, sem impactos no abastecimento.

Entre os principais serviços executados, destacam-se a substituição de válvulas de tubulações e reservatórios estratégicos e a modernização de importantes sistemas de bombeamento, como o Booster Marques Maneta, que atende 18 bairros de São Gonçalo, e o Booster Ipiíba, responsável por reforçar o abastecimento de Inoã e Itaipuaçu, em Maricá.

“Essas ações são fundamentais para garantir mais eficiência e segurança no sistema de abastecimento. Aproveitamos o período da parada para realizar melhorias essenciais, com o menor impacto possível para a população. Agora, neste período de retomada do fornecimento, é muito importante que todos façam uso consciente da água, evitando desperdício e atividades que consomem grandes volumes. Reforço que o retorno do fornecimento é gradual”, destaca Diogo Freitas, diretor-executivo da Águas do Rio.

Em caso de dúvidas, a concessionária está à disposição pelo 0800 195 0 195, que funciona para ligações gratuitas e mensagens via WhatsApp.

Compartilhar:

Veja Também

Documentos Saiba mais
Documentos

Aqui você encontra os relatórios, arquivos e documentos de interesse público da Águas do Rio.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

DPIH DOH – HIDRANTES Saiba mais
DPIH DOH – HIDRANTES

DECLARAÇÃO DE POSSIBILIDADE DE INSTALAÇÃO DE HIDRANTE – DPIH e DECLARAÇÃO DE OPERAÇÃO DE HIDRANTE – DOH DESCRIÇÃO: A Declaração de Possib...

Relatório de Qualidade da Água Saiba mais
Relatório de Qualidade da Água