Comunicado
A Águas do Rio informa que identificou, na madrugada desta terça-feira (26/11), o rompimento de uma adutora na Rua das Opalas, em Rocha Miranda, Zona Norte do Rio. Equipes operacionais e da área de Responsabilidade Social foram mobilizadas e atuam no local desde o final da madrugada. Os profissionais realizam o reparo emergencial na tubulação e oferecem suporte e acolhimento aos moradores afetados.
A ocorrência foi na 2ª Adutora de Ribeirão das Lajes, um dos sistemas produtores de água que contribui para o abastecimento nos municípios do Rio de Janeiro, Japeri, Nova Iguaçu e Queimados.
Em Japeri, o fornecimento está mantido através da Estação de Tratamento de Água (ETA) Japeri e pela 1ª Adutora de Ribeirão das Lajes, que seguem operando.
Em Queimados, a 1ª Adutora de Lajes mantém a distribuição de água para o Distrito Industrial e os bairros Jardim Marajoara, Santo Expedito, Santa Rosa, Valdoriosa, além de partes de Coimbra e Vista Alegre.
Já nas demais localidades de Queimados, assim como em Nova Iguaçu e no Rio de Janeiro, o abastecimento está suspenso devido ao rompimento e à manutenção anual preventiva que a Cedae realiza hoje no Sistema Guandu. Este último, sozinho, é responsável pela produção de água para 80% da Capital e Baixada, e teve a operação suspensa à 0h. A previsão é que o sistema volte a operar até às 22h.
Além das localidades mencionadas, Belford Roxo, Duque de Caxias, Mesquita, Nilópolis, São João de Meriti também estão com o abastecimento suspenso por conta da manutenção no Sistema Guandu. A previsão é que o fornecimento nestes municípios entre em processo de normalização após o restabelecimento integral da produção de água no Guandu.
Já nas regiões que recebem água do Guandu, mas também de Lajes, essa regularização do fornecimento começará a ocorrer com a finalização do reparo realizado pela concessionária em Rocha Miranda. Devido à ocorrência, a Águas do Rio solicitou à Cedae que reduza o fornecimento através do Sistema Ribeirão das Lajes, visto que uma de suas adutoras encontra-se inoperante. Com o término do reparo, a empresa pedirá o restabelecimento da produção integral de água neste sistema.
A concessionária lembra que o processo de normalização do abastecimento ocorre sempre de forma gradativa, em 72 horas, podendo levar mais tempo nas áreas elevadas, pontas das redes de distribuição e locais onde forem detectadas ocorrências neste período.
Aos clientes com o abastecimento afetado, a Águas do Rio orienta que façam uso da água de cisternas e caixas d’água somente para as atividades prioritárias, adiando tarefas que demandem alto consumo, até regularização do abastecimento. A empresa segue à disposição através do 0800 195 0 195, que funciona para ligações gratuitas e mensagens via WhatsApp.