Comunicado
A Cedae informou que concluiu, na tarde desta segunda-feira (19/01), o reparo emergencial de um vazamento em uma tubulação de grande porte do Sistema Ribeirão das Lajes, permitindo a retomada gradual do fornecimento de água para a região atendida. Da mesma forma, segue em recuperação o abastecimento na área de influência do Sistema Guandu. Também administrado pela estatal, este último teve a produção de água afetada ontem (18/01) em virtude de oscilações.
Estão inclusas na região atendida pelos sistemas Guandu e Ribeirão das Lajes o Centro e as Zonas Norte e Sul da Capital Fluminense e os municípios de Belford Roxo, Duque de Caxias, Mesquita, Nova Iguaçu, Nilópolis, Queimados, Japeri e São João de Meriti, na Baixada. A previsão é que o abastecimento nessas localidades seja normalizado em 72 horas, podendo o prazo ser mais longo em pontos elevados e localizados nas extremidades das redes de distribuição.
Até a completa normalização do fornecimento, a Águas do Rio orienta os moradores a utilizarem a água armazenada em cisternas e caixas-d’água apenas nas atividades essenciais, adiando tarefas que demandem alto consumo. A concessionária continua à disposição pelo número 0800 195 0 195, que funciona para ligações gratuitas e mensagens via WhatsApp.