Comunicado

Ver notícia

A Águas do Rio informa que o Sistema Acari, operado pela Cedae, funciona com restrições em função da escassez hídrica nas quatro represas que o abastecem, o que reduz a oferta de água em bairros de Belford Roxo, Duque de Caxias, Japeri, Queimados e Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.

Vale esclarecer que a diminuição da produção de água no Sistema Acari não pode ser plenamente compensada pelo Sistema Guandu. Embora existam pontos de conexão entre os sistemas, essa alternativa é limitada e insuficiente para atender à demanda de uma região com grande concentração populacional. É justamente por essa restrição estrutural que a Cedae anunciou a construção da ETA Novo Guandu, que, segundo a companhia estadual, deverá reforçar o abastecimento da Baixada Fluminense.

Veja os bairros afetados pelos baixos índices de água do sistema Acari e que não podem ser compensados pela água do sistema Guandu.

Duque de Caxias
Amapá; Aviário; Barro Branco; C Madeira; Cângulo; Capivari; Chácaras Arcampo; Chácaras Rio (Petrópolis); Chuno; Cidade dos Meninos; Cidade Parque Paulista; Equitativa; Ferreira; Figueira; Guararapes; Império; Jardim Anhangá; Jardim Dayse; Jardim Nat; Lamarão; Mantiquira; Meio da Serra; Nossa Senhora do Carmo; Nova Campinas; Parque Adelaide; Parque José Pessoa; Parque Paulista; P S Pedro; Parque Eldorado; Parque Panorama; Parque Vitória; Pilar; Parque Barão do Amapá; S. Bonfim; São Judas Tadeu; Santa Cruz; Santa Cruz da Serra; Santa Lúcia; Vila Alzira; Vila Maria Helena; Vila Operária (Xerém); Vila Rosário; Vila Santa Alice; Vila Santa Cruz.

Japeri
Alecrim; Aljezur; Belo Horizonte; Cajuri; Delamare; Dos Eucaliptos; Esperança; Laranjal; Pedra Lisa; Rio Douro; Santa Amélia; Santa Inês; Santo Antônio e Teófilo Cunha.

Queimados
Carmo; Paraíso; São Jorge; Laranjal; Aljezur; Tricampeão; Rio D´Ouro;

Nova Iguaçu
Boa Esperança, Caiçara, Cerâmica, Cobrex, Jardim da Posse, Jardim Natal, Jardim Real, Jardim São Vicente, Líbano, Nossa Sr.ª de Fátima, Nova Brasília, Ponto Chique, Posse, Recantus, Três Corações, Vila Guarita, Vila Fluminense e Vila Operária.

A Águas do Rio adota medidas operacionais para otimizar a distribuição da água disponível nas redes e reforçou o número de carros-pipa nessas regiões. Durante esse período de altas temperaturas e escassez hídrica, a concessionária orienta a população a adiar atividades de alto consumo de água.

Há quatro anos, a empresa vem enfrentando os problemas históricos de abastecimento no estado com investimentos robustos na modernização dos sistemas de distribuição de água. As ações incluem a instalação de 1,6 mil quilômetros de novas tubulações e sistemas de bombeamento, a redução de perdas causadas por vazamentos em redes antigas e sem manutenção adequada, além de iniciativas permanentes para ampliar a eficiência operacional e a regularidade do serviço.

A empresa permanece à disposição pelo telefone e WhatsApp 0800 195 0 195, e com informações atualizadas em seu site e nas redes sociais.

Compartilhar:

Veja Também

Serviços Programados Saiba mais
Serviços Programados

Abastecimento de Água Saiba mais
Abastecimento de Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas do Rio.

Comunicados Saiba mais
Comunicados

Fique por dentro do que acontece na Águas do Rio com informações sobre abastecimento, obras, programas, projetos e muito mais.

DPIH DOH – HIDRANTES Saiba mais
DPIH DOH – HIDRANTES

DECLARAÇÃO DE POSSIBILIDADE DE INSTALAÇÃO DE HIDRANTE – DPIH e DECLARAÇÃO DE OPERAÇÃO DE HIDRANTE – DOH DESCRIÇÃO: A Declaração de Possib...