Notícia
Há exatamente um ano, a Águas do Rio iniciou a trajetória para uma grande transformação social. Ao assinar, em 11 de agosto de 2021, o contrato de concessão dos serviços de saneamento básico em 27 municípios do Estado do Rio de Janeiro assumiu o compromisso com a saúde e qualidade de vida de 10 milhões de pessoas. Desde então, muito foi realizado e tanto mais tem a ser feito.
Mais de 8 mil pessoas estão trabalhando diariamente, levando água tratada, coleta e tratamento de esgoto para lugares aonde esses serviços básicos não eram realidade. Esses ‘profissionais além da conta’ estão recuperando os sistemas existentes, avançando com o saneamento e contabilizando histórias de cidadãos que veem a água chegar a seus lares pela primeira vez, permitindo ações tão simples, como um banho de chuveiro.
“Naquele dia, do alto do Pão de Açúcar, avistando a Baía de Guanabara, tínhamos a dimensão dos nossos desafios ambientais e sociais. E de que a caminhada que estava começando passaria por uma mudança cultural, para o engajamento em uma missão maior: a universalização da água, do serviço de esgoto e também da dignidade”, diz Alexandre Bianchini, presidente da Águas do Rio.