Notícia

Ver notícia

Investimento de R$ 40 milhões da Águas do Rio triplica a quantidade de água tratada. Concessionária também assina protocolo para estudo de viabilidade de dessalinização

A vida vai mudar para os moradores da região central de Maricá. Após anos convivendo com um abastecimento precário de água, eles agora terão acesso a mais água tratada de qualidade. Nesta sexta-feira (26), data em que a cidade comemora 209 anos, a Águas do Rio e a prefeitura municipal inauguraram a ampliação da Estação de Tratamento (ETA) Ponta Negra, que levará três vezes mais água para a população, passando de 40 litros por segundo para 120 l/s. Agora, os cerca de 60 mil moradores, de 20 bairros, terão mais saúde, dignidade e qualidade de vida. Durante o evento ainda foi assinado um protocolo para que seja realizado um estudo de viabilidade de uso de dessalinização para buscar a universalização do abastecimento para a população da cidade.

Com investimento na ordem de R$ 40 milhões, por parte da concessionária, foi instalado um novo módulo de tratamento, construído uma estação de bombeamento (elevatória) e implantado uma adutora – tubulação de grande diâmetro – com 11 km de extensão interligando as ETAs Ponta Negra e Maricá, no bairro do Flamengo. As obras duraram um ano e foram necessárias oito travessias para fazer com que os tubos passassem por rios, estradas, túneis etc. A Águas do Rio ainda ampliou a captação do Rio Doce, de onde a água é retirada para ser tratada na ETA Ponta Negra.

Segundo o superintendente da concessionária na região de Maricá, Pedro Freitas, essa obra de grande porte é um marco no abastecimento da região.

“Nosso objetivo é levar mais saúde, dignidade e qualidade de vida para as pessoas através dos nossos serviços. A entrega dessa ampliação tanto no sistema produtor quanto na estrutura de distribuição é um marco no abastecimento da região que sempre teve problemas históricos. Foi um grande desafio, acompanhado de perto pelo governo municipal, e demandou um ano de trabalho intenso, com diversas etapas a serem cumpridas, especialmente no centro urbano para minimizar os transtornos para pedestres e motoristas e avançar com toda segurança. Já estamos vendo os resultados na ponta, com água regular e segura nas torneiras. Agora vamos seguir com a manutenção contínua e promover outras melhorias no município”, disse Pedro.

Além de representantes da Águas do Rio, estiveram presentes o prefeito do município, Fabiano Horta, e Rita Rocha, presidente da Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar), que atua no esgotamento sanitário.

“Gostaria de ressaltar a parceria com a Águas do Rio e agradecer aos trabalhadores que fizeram esta obra. Percebemos que a empresa já incorporou a natureza do maricaense. Fiz questão de ter a inauguração no aniversário da cidade, pois o futuro econômico, social e inclusivo de Maricá está ligado à água e ao saneamento”, afirma o prefeito.

Para Rita Rocha, da Sanemar, “este projeto representa a união de esforços pela universalização do saneamento. A Águas do Rio abraçou a obra e em um ano e meio tirou do papel. Hoje estamos realizando um sonho, mas temos outras conquistas pela frente”.

Benefício para moradores de 20 bairros
Os bairros beneficiados são: Mumbuca, Centro, Araçatiba, Marquês, Ubatiba, Itapeba, Parque Eldorado, Parque Nanci, Boqueirão, Barra de Maricá, Jacaroá, Caxito, Parque da Cidade, Nova Maricá, Flamengo, Colinas, Pedreiras, Bairro da Amizade, Zacarias e Marques de Maricá.

Veja o vídeo Institucional sobre a ETA Ponta Negra: https://vimeo.com/830410090/007b8af7ef

Compartilhar:

Veja Também

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Águas do Rio trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento nas regiões onde atua.

DPIH DOH – HIDRANTES Saiba mais
DPIH DOH – HIDRANTES

DECLARAÇÃO DE POSSIBILIDADE DE INSTALAÇÃO DE HIDRANTE – DPIH e DECLARAÇÃO DE OPERAÇÃO DE HIDRANTE – DOH DESCRIÇÃO: A Declaração de Possib...

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Abastecimento de Água Saiba mais
Abastecimento de Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas do Rio.