Notícia

Ver notícia

Projeto de produção literária tem o apoio da Águas do Rio e é desenvolvido em escolas da capital fluminense

O poeta cubano José Martí disse, lá no século 19, que escrever um livro era uma das coisas que toda pessoa deveria fazer durante a vida. E isso estudantes das escolas municipais Albert Schweitzer, em Laranjeiras, e Anita Garibaldi, na Ilha do Governador, ambas no Rio de Janeiro, já podem se orgulhar. Uma iniciativa do time de Responsabilidade Social da Águas do Rio estimulou a produção literária de alunos entre 8 e 12 anos, que elaboraram obras sobre o saneamento básico, entre outros temas. Além disso, desde abril, quando é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil, ações de educação ambiental vêm sendo desenvolvidas com turmas dessas unidades.

“Primeiro, abordamos a importância do saneamento básico nas vidas dos estudantes e das famílias. Falamos sobre o caminho da água, o tratamento do esgoto, o descarte correto do lixo e do óleo de cozinha e o uso eficiente dos recursos naturais. Depois, propusemos que eles escrevessem livros sobre esses assuntos. E o resultado foi incrível, porque dessa forma também encontramos uma maneira criativa de incentivar a literatura e a produção de textos”, disse Marcella Gonçalves, analista de Responsabilidade Social da concessionária.

Ao todo, 110 exemplares foram produzidos pela Estante Mágica, editora parceira neste projeto, e publicados de forma física e digital com acesso para download via QR Code.

A atividade foi motivo de orgulho e motivação para toda a rede de apoio escolar, incluindo pais, mestres, diretoria e coordenação das escolas envolvidas.

“Eu estudei neste colégio quando tinha a mesma idade que o meu filho. E ver um projeto como esse me dá uma alegria imensa, pois não havia nada disso na minha geração. O meu filho ficou muito empolgado ao escrever seu próprio livro, e eu achei sensacional”, disse Alex Correia, pai do aluno Vinicius Correia, da Escola Anita Garibaldi.

Gerente de Responsabilidade Social da Águas do Rio, Tâmara Motta ressaltou a importância do projeto:

“Estamos dialogando com jovens que já podem influenciar seus familiares quanto ao consumo eficiente dentro de suas casas. O valor da conta precisa caber no orçamento dessas famílias, e o consumo sem desperdício é um grande aliado. Os jovens de hoje serão nossos clientes no futuro”, destacou Tâmara.

Compartilhar:

Veja Também

Abastecimento de Água Saiba mais
Abastecimento de Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas do Rio.

Comunicados Saiba mais
Comunicados

Fique por dentro do que acontece na Águas do Rio com informações sobre abastecimento, obras, programas, projetos e muito mais.

Projeto “Ação Gonçalo” leva educação, cidadania e empreendedorismo sustentável para população da cidade Saiba mais
Projeto “Ação Gonçalo” leva educação, cidadania e empreendedorismo sustentável para população da cidade

Moradores aproveitam atividades gratuitas neste sábado (4), no Barro Vermelho Com muita animação e atividades gratuitas, a população gonç...

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.