Notícia
Processo de capacitação começa pela superintendência de Comunidades e seguirá em outras diretorias
Para diminuir a incidência de acidentes de trabalho, a equipe de Segurança e Saúde do Trabalho da Superintendência de Comunidades da Águas do Rio reforçou as ações preventivas e educativas que já acontecem na concessionária, aplicando treinamento de prevenção e combate a incêndios e primeiros socorros aos seus colaboradores.
Até o momento duas turmas de 30 colaboradores, das bases do Engenho de Dentro e da Rocinha, já passaram pela capacitação organizada pelos técnicos de Segurança do Trabalho, Felipe Aleixo, e de Enfermagem do Trabalho, Luana Rosa. Segundo Aleixo, o modelo de treinamento está sendo um sucesso e deve ser replicado por outras superintendências. Ainda na superintendência de Comunidades, novas turmas já estão em processo de formação para as bases da Maré e da Penha.
“Gosto de dizer que esse tipo de treinamento é melhor saber e não usar, do que precisar e não saber o que fazer. Os primeiros socorros são essenciais para preservar a vítima e aumentar as chances de sobrevivência até a chegada de um atendimento especializado. Já o treinamento prático de combate a incêndios prepara o colaborador na tomada de decisão visando à proteção de vidas, prestando inclusive, primeiros socorros”, explicou Felipe, ao mencionar a importância da capacitação.
O treinamento acontece, normalmente, durante uma manhã e é realizado em duplas. Os colaboradores recebem orientações teóricas e a parte prática do curso é conduzida pelos técnicos. O conteúdo abordado vai desde a teoria do fogo, métodos de extinção, equipamentos de combate a incêndio; à parada cardiorrespiratória, procedimentos de reanimação cardiopulmonar e de desobstrução das vias aéreas.
Para o diretor-executivo, Renan Mendonça, iniciativas como essas são importantes para proporcionar locais de trabalho seguros e saudáveis. “Acredito que contribuir para um ambiente de trabalho protegido, com colaboradores bem-informados, aprendendo que pequenos cuidados fazem toda diferença e podem salvar vidas, é demonstrar que a empresa zela pela integridade dos seus colaboradores”, pontoou.