Notícia

Ver notícia

Representantes de Japeri, Queimados, Nova Iguaçu, Mesquita, Nilópolis e Duque de Caxias participam de workshop oferecido pela concessionária

Como elaborar projetos para editais, criar e regularizar Associações de Moradores e Organizações Não Governamentais. Esta semana, a Águas do Rio iniciou uma série de workshops direcionados às lideranças comunitárias dos municípios atendidos pela concessionária, na Baixada Fluminense.

Por meio do Programa Afluentes, a concessionária identificou a necessidade de capacitar e oferecer informações às lideranças comunitárias, com o objetivo de auxiliá-las a criar estratégias que fortaleçam e desenvolvam o papel desempenhado nas comunidades da região.  “Essas iniciativas envolvem humanidade, a busca pela dignidade, autonomia de famílias em situação de vulnerabilidade, considerando principalmente amor naquilo que desenvolvem”, concluiu o gerente de Responsabilidade Social (RS) da Águas do Rio, William Carvalho.

Segundo Luciana Muniz, coordenadora de RS com atuação na Baixada Fluminense, é fundamental instrumentalizar as ações das lideranças para que elas ganhem força e legitimidade. “A Responsabilidade Social reconheceu a relevância de multiplicar conhecimentos sobre elaboração de projetos e como as lideranças podem se organizar para regularizar as associações de moradores, ou seja, institucionalizar suas atividades para captar recursos e representar melhor os interesses coletivos das comunidades”, ressaltou.

Em Nova Iguaçu, Clemilda Souza da Silva, de 65 anos, liderança do bairro Nova América, aprovou a iniciativa. “Sou muito agradecida pela atenção que a Águas do Rio vem nos dando, oferecendo recursos e qualidade de entendimento. Nesses anos todos que moro aqui na Baixada, nunca recebemos tanto suporte de nenhuma outra empresa e pela primeira vez me sinto reconhecida. Eu tenho projetos de reciclagem na minha comunidade que são voltados para melhoria do meio ambiente, mas que precisavam ser mais bem estruturados, e hoje, com essas informações tenho mais condições de fazer dar certo”, disse empolgada.

As ações não param por aí. Nos dias 20/04, outro grupo de liderança comunitária de Duque de Caxias também participará da iniciativa. Já em 03/05 será a vez dos representantes de Magé participarem das capacitações.

Capacitação inclui acompanhamento contábil

Após a conclusão dos workshops todos participantes recebem certificados fornecidos pela Águas do Rio, além de contarem com acompanhamento de um profissional da área contábil que, durante um mês, oferecerá dicas e orientações sobre finanças para formalização de suas associações e instituições.

Compartilhar:

Veja Também

Relatório de Qualidade da Água Saiba mais
Relatório de Qualidade da Água

Projeto “Ação Gonçalo” leva educação, cidadania e empreendedorismo sustentável para população da cidade Saiba mais
Projeto “Ação Gonçalo” leva educação, cidadania e empreendedorismo sustentável para população da cidade

Moradores aproveitam atividades gratuitas neste sábado (4), no Barro Vermelho Com muita animação e atividades gratuitas, a população gonç...

DDF e DA – Declaração de Conexão Saiba mais
DDF e DA – Declaração de Conexão

DECLARAÇÃO DE ABASTECIMENTO – DA e DECLARAÇÃO DE DESTINO FINAL – DDF DESCRIÇÃO: A Declaração de Abastecimento tem o objetivo de certifica...

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.