Notícia
Equipe de Responsabilidade social, em parceria com a Associação Cultural Carlos Fernando Coutinho, conversa com moradores da comunidade sobre o uso consciente da água
Os desafios do uso consciente da água, do descarte correto de resíduos sólidos e do óleo vegetal na rede de esgoto foram assuntos debatidos com aproximadamente 50 moradores do Complexo do Chapadão, na última quinta-feira (17/11), na sede da Associação Cultural Carlos Fernando Coutinho, na Pavuna.
Esse foi o segundo encontro em que a equipe de Responsabilidade Social da Águas do Rio foi convidada pela instituição para falar com os moradores locais sobre os serviços prestados pela concessionária, que hoje atua no território com o Programa “Vem com a Gente”, e também sobre o uso consciente dos recursos hídricos e os transtornos que o descarte incorreto de lixo causa às redes coletoras de esgoto.
Situações do cotidiano que geram resíduos, descartados de forma incorreta, e o desperdício de água, foram expostos e apresentados ao grupo, por meio de fotos, com o propósito de estimular a reflexão sobre a complexibilidade que envolve o processo de tratamento e distribuição de água, bem como o tratamento e captação do esgoto.
A maioria dos moradores se identificaram com alguma das situações apresentadas e não imaginavam que o ciclo da água era um processo com tantas etapas, desde a captação do recurso hídrico até chegada em suas casas e, posteriormente, a transformação dessa água em esgoto.
“Assim que sair daqui vou procurar acertar minha caixa d’água que vive soltando água pelo ‘ladrão’, causando um desperdício grande de água. Vou também ter cuidado com o meu lixo. Agora entendo a importância de economizar e não jogar qualquer coisa pelo ralo. Vou sair daqui e passar para os meus vizinhos e amigos tudo o que eu aprendi com vocês”, disse Miriam da Costa de Almeida, moradora do Chapadão.
A parceria da Águas do Rio com a Associação Cultural Carlos Fernando Coutinho faz parte do mapeamento da rede socioassistencial realizado pela concessionária, dentro dos territórios em que atua. A associação, antes conhecida como Associação Cultural Mistura de Raça, é uma entidade que assiste famílias do Complexo do Chapadão por meio de ações assistenciais, de capacitação profissional, e também na defesa dos direitos sociais dos moradores.