Notícia

Ver notícia

Alunos do Ensino Médio participam de atividades educativas organizadas pela empresa

Com o objetivo de apresentar propostas educativas sobre a preservação do meio ambiente, a equipe de Responsabilidade Social da Águas do Rio esteve no Colégio Sonja Kill, no bairro da Saúde, Zona Portuária do Rio. Na ocasião, quando foi celebrado o Dia Mundial de Combate à Poluição, jovens do Ensino Médio da unidade particular tiveram a oportunidade de participar de roda de conversa sobre o tema e o compromisso firmado pela empresa desde que assumiu a concessão dos serviços de saneamento básico em 27 municípios fluminenses, em novembro de 2021.

“O bate-papo teve como norte a importância do saneamento básico e as iniciativas da empresa no combate à poluição, como o programa ‘De Olho no Óleo’, as ações de fiscalização de esgoto e outros projetos que contribuem para a despoluição da Baía de Guanabara e da Lagoa Rodrigo de Freitas”, disse Rodrigo Fernandes, analista de Responsabilidade Social da companhia.

Um dos exemplos citados por Rodrigo, o “De Olho no Óleo” foi lançado pela concessionária em junho e tem o intuito de sensibilizar a população sobre o descarte correto do resíduo. A empresa está com pontos de coleta na Zona Sul da capital para que as pessoas possam depositar o óleo de cozinha usado após armazená-lo em garrafas PET. Depois disso, a Águas do Rio encaminha o material para indústrias e cooperativas de produtos sustentáveis que produzem sabão e biodiesel.

 “O programa De Olho no Óleo chamou muito a atenção dos alunos, pois eles conseguiram relacionar o descarte incorreto com os prejuízos na rede de esgoto. Vi a preocupação da Águas do Rio com projetos de despoluição, pois existe uma associação que só o abastecimento de água e a coleta de esgoto fazem parte do saneamento básico, quando, na verdade, é muito mais que isso”, afirmou Bruno Barradas, professor de Física do colégio.

‘De Portas Abertas’ para os estudantes

Na segunda etapa da atividade, o programa “De Porta Abertas” recebeu os alunos na sede da empresa, no Centro do Rio, para uma conversa com profissionais que desenvolvem projetos importantes para a atuação da concessionária.

“Estamos trabalhando fortemente para a despoluição das praias e da Baía de Guanabara e na recuperação da Lagoa Rodrigo de Freitas. Essa troca com um público tão jovem fortalece a disseminação da informação e reforça a pauta ambiental para um futuro mais sustentável”, disse o coordenador de Operações, José Maria Vaz.

A roda de conversa teve também a participação da gerente de Meio Ambiente Caroline Santos, que citou cases de sucesso, e da gerente de Operações Lais Gomes, que apresentou aos estudantes o funcionamento do Centro de Operações Integradas.

Compartilhar:

Veja Também

Contatos Saiba mais
Contatos

O serviço de atendimento da Águas do Rio funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

Comunicados Saiba mais
Comunicados

Fique por dentro do que acontece na Águas do Rio com informações sobre abastecimento, obras, programas, projetos e muito mais.

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Documentos Saiba mais
Documentos

Aqui você encontra os relatórios, arquivos e documentos de interesse público da Águas do Rio.