Notícia
Equipe de responsabilidade social realiza ações educacionais sobre consumo consciente de água e o descarte correto de resíduos sólidos
Uma iniciativa da Águas do Rio reuniu aproximadamente 40 moradores do Morro do Sossego, em Madureira, popularmente conhecido como Cajueiro, para a promoção de uma atividade de educação ambiental sobre o consumo consciente e descarte correto de resíduos sólidos. A ação, realizada pela equipe de Responsabilidade Social da concessionária, contou com parceria da associação de moradores da comunidade.
Uma das ações realizadas foi a explanação sobre o compromisso da Águas do Rio com meio ambiente, vinculados aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU, principalmente ao que diz respeito à universalização do acesso à água tratada e tratamento de esgoto, além do atendimento dedicado aos moradores de áreas de vulnerabilidade social. Com fotografias, a equipe de Responsabilidade Social ilustrou a realidade do lixo nas comunidades e do desperdício de água, e pontuou soluções sustentáveis para a utilização de água.
“É importante a população conhecer e adotar medidas de aproveitamento de água, pensando que cada atitude nossa tem uma consequência. Seja no consumo e economia da água, seja no que é descartado. Essa iniciativa da Águas do Rio é enriquecedora para todos”, afirmou Alan de Moura, presidente da Associação do Cajueiro.
Uma das atividades que mais chamou a atenção dos presentes foi a simulação de canos obstruídos na rede de esgoto, destacando que o fato ocorre devido ao descarte irregular de lixo nas redes de águas pluviais e esgotamento sanitário. A dinâmica fez com que os moradores refletissem sobre seus hábitos como jogar óleo de cozinha direto na pia, lavar calçadas com mangueira, entre outros.
“A água é um dos bens mais valiosos para nossa vida e, apesar de renovável, ela é finita. Mas, infelizmente, nem todos têm esse entendimento. Por isso, contribuir para que as pessoas entendam a importância do uso consciente da água no dia a dia e também sobre o descarte correto do lixo, impacta diretamente no nosso trabalho, no meio ambiente e, consequentemente, na vida de cada cidadão”, enfatizou Mariana Laércio, gerente de Responsabilidade Social.