Notícia
Ações dos programas “Saúde Nota 10” e “Esse Rio é meu” sensibilizam estudantes para a importância de adotar hábitos conscientes de preservação ambiental
Alunos das escolas municipais Capistrano de Abreu e Camilo Castelo Branco, localizadas na comunidade do Horto, participaram dos programas de conscientização ambiental parceiros “Saúde Nota 10”, da Águas do Rio, e “Esse Rio é meu”, da prefeitura da capital. Os cerca de 300 estudantes aprenderam de forma lúdica informações como não beber água sem tratamento, o descarte correto do lixo, ciclos de tratamento da água e esgoto, e informações sobre preservação do meio ambiente.
A programação contou com a participação de Roberto Fonseca, fundador do projeto Horto Natureza, de proteção e revitalização do Rio dos Macacos, na comunidade do Horto. “É muito importante mostrar para a criançada a importância da retirada do lixo do Rio dos Macacos, principalmente por ele influenciar na Lagoa Rodrigo de Freitas. A Águas do Rio poder proporcionar esse ensinamento para elas é fundamental”, conta.
Incentivados a expressarem os conhecimentos adquiridos no papel de agentes da preservação ambiental, os estudantes participaram de jogos interativos como o de um tabuleiro gigante onde interagem e aprendem sobre saneamento básico e meio ambiente.
A analista de responsabilidade social da superintendência de Comunidades da empresa, Natalia Souza, conta que os jogos auxiliam no processo de aprendizagem junto aos alunos das escolas municipais, em temáticas relacionadas ao saneamento básico e ao consumo consciente da água. “O programa institucional “Saúde Nota 10”, por meio de uma metodologia lúdica e dinâmica, facilita a reflexão desses temas, sobretudo, amplia o debate acerca das importantes questões socioambientais, com incentivo à prática no dia a dia”, acrescenta.