Notícia

Ver notícia

Na capital, ações da concessionária têm parceria com projeto ‘Esse Rio é Meu’

 

Escola Municipal José de Alencar

Conscientização e mobilização. É assim que o ‘Saúde Nota 10 – que começa a ser implementado pela Águas do Rio em 27 cidades – atua nas escolas públicas inseridas no programa de educação ambiental da concessionária. De forma lúdica, com palestras e jogos, as equipes de responsabilidade social da empresa abordam a temática do saneamento, despertando a percepção dos alunos para a importância da água tratada e do esgotamento sanitário. Até o fim do ano, o programa terá atingido mais de 140 mil estudantes, que se tornam embaixadores do saneamento, disseminando conhecimento e estimulando ações de preservação ambiental.

Ao longo dessa semana, em municípios como Aperibé, no Noroeste do estado, Tanguá, no Leste, Nova Iguaçu, Magé, Mesquita e Queimados na Baixada Fluminense, entre outros, diversas atividades foram desenvolvidas para marcar o início do programa, culminando com o lançamento na capital, que ocorreu na manhã desta quinta-feira (11), em parceria com o projeto “Esse Rio é Meu”, na Escola Municipal José de Alencar, com a presença dos atores Thiago Lacerda e Malu Mader, que são padrinhos da iniciativa.

William Carvalho

“Em uma das dinâmicas do programa, os estudantes têm a oportunidade de simular a construção de uma cidade, inserindo equipamentos sociais, casas e instalações especificas de saneamento como estações de tratamento de água e de esgoto. Observamos que muitos nunca tinham parado para pensar nessa infraestrutura do saneamento. E dessa forma vão entendendo o papel de cada um para a construção de uma cidade sustentável, explica o Willian Carvalho, gerente de Responsabilidade Social da Águas do Rio.

Na abertura do evento, representantes da escola e do governo municipal destacaram a importância do programa de educação ambiental desenvolvido pela Águas do Rio. Com a participação de mais de 490 alunos, professores contaram a história do Rio Carioca e a sinergia que tem com a comunidade local. Ressaltaram que além dos órgãos públicos e privados, a participação da sociedade é essencial para o resgate e preservação deste importante recurso.

Sinval Andrade

“Exatamente há um ano assinamos o contrato de concessão para cuidar do saneamento em 27 cidades do Rio. E hoje estamos firmando essa parceria com o projeto tão relevante para o meio ambiente. São datas que farão parte da nossa história. A Águas do Rio tem atuado para identificar as contribuições irregulares de esgoto que estão sendo destinadas ao Rio Carioca há anos, e que o tornaram praticamente ‘sem vida’. A concessionária desviou o curso do Rio, que desaguava na Praia do Flamengo, com o intuito de melhorar a balneabilidade da praia e cuidar dele para devolvê-lo mais limpo. É um compromisso recuperar o Rio Carioca e fazer o mesmo em tantos outros que se encontram poluídos. Por isso, digo com muita convicção: Esse Rio também é meu”, afirma Sinval Andrade, diretor superintende da Águas do Rio, na capital.

 “A NATUREZA SOMOS NÓS”

Engajados com a causa ambiental, os atores Thiago Lacerda e Malu Mader se uniram ao projeto  “Esse Rio é Meu”, que integra agora as ações do programa “Saúde Nota 10”, da Águas do Rio. No bate-papo com os alunos, os dois reforçaram que não é possível pensar no meio ambiente, nos recursos naturais, como algo isolado.

Malu Mader afirmou a satisfação em participar do lançamento, se colocando à disposição para as futuras ações. “Falamos muito do cuidado, palavra e ação que está muito associada à cura. E nosso planeta precisa disso, de ser curado, e com urgência. É muito bom encontrar tantas pessoas envolvidas neste objetivo: instituições públicas e privadas, e nossos jovens. Contem comigo para a transformação que precisa ser feita”, destaca Malu Mader.

“Precisamos nos apropriar do que é nosso, e isso é fundamental. Que esta iniciativa sirva de inspiração para outras escolas, bairros, cidades e países. É fundamental esta aliança”, enfatizou Thiago.

 

SAÚDE NOTA 10

Saúde Nota 10 : Aprender e divertir

O projeto Saúde Nota 10 proporciona aos professores e alunos das escolas de Ensino Infantil, Fundamental I, Fundamental II e Ensino Médio a oportunidade de aprofundarem seus conhecimentos em cidadania, meio ambiente, água e saneamento, temas que são transversais a diversas disciplinas. As atividades acontecem por meio de módulos contendo práticas adaptadas a cada faixa etária, uso de recursos tecnológicos e audiovisuais, bem como experiências in loco em que os alunos são incentivados a pensar em soluções para sua escola e seu bairro no que tange o uso da água, o tratamento do esgoto e a destinação de resíduos.

Todas essas iniciativas contribuem para melhorar a perspectiva de um futuro mais sustentável, reduzindo as diferenças sociais e garantindo a saúde e a qualidade de vida das pessoas e do planeta.

ESSE RIO É MEU

O programa Esse Rio é Meu, da OSCIP Planetapontocom, oficializa a parceria com a concessionária Águas do Rio, na caminhada pela recuperação e preservação dos rios e córregos da cidade do Rio de Janeiro. Prevê a mobilização de 633 mil estudantes e 40 mil professores de 1,5 mil escolas municipais nos próximos dois anos a atuarem no rio mais próximo a cada escola.

Compartilhar:

Veja Também

DDF e DA – Declaração de Conexão Saiba mais
DDF e DA – Declaração de Conexão

DECLARAÇÃO DE ABASTECIMENTO – DA e DECLARAÇÃO DE DESTINO FINAL – DDF DESCRIÇÃO: A Declaração de Abastecimento tem o objetivo de certifica...

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas do Rio e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

Documentos Saiba mais
Documentos

Aqui você encontra os relatórios, arquivos e documentos de interesse público da Águas do Rio.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Águas do Rio trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento nas regiões onde atua.