Notícia
As equipes vivenciam a rotina dos serviços de água e esgoto em 27 municípios do estado
As equipes da Águas do Rio já se encontram nas ruas. A concessionária iniciou, nesta quinta-feira (7/10), a Operação Espelho, uma nova etapa antes de assumir a operação plena dos serviços de água e esgoto dos 27 municípios da área de concessão. O primeiro dia foi na capital, após semanas de preparação técnica e teórica das equipes.
“Agora, a Águas do Rio está na fase em que o colaborador já está na área que irá trabalhar, e em conjunto com a equipe da Cedae atua em alguns dos serviços prestados, sendo um treinamento prático para quando assumirmos a operação plena”, explica Thaís Gallina, diretora executiva da Águas do Rio, responsável, na capital, pelos bairros da Zona Sul, região central e grande Tijuca.
O pontapé inicial aconteceu na Estação Elevatória de São Conrado. No local, que recebe o esgoto da comunidade da Rocinha e do próprio bairro, é realizada a limpeza e a coleta do lixo do canal da Rocinha, evitando que os resíduos cheguem até o mar.
Walace Guimarães, de 43 anos, é um dos operadores que irá atuar na estação. Neste primeiro momento da operação espelho, além de aprender a manusear o maquinário, também atua na ordenação do lixo.
“Estou aproveitando para me aprimorar e com grande expectativa para o início da operação plena. Quero contribuir através do meu trabalho para uma melhoria do nosso meio ambiente, principalmente nesta área que envolve a maior comunidade do país”, diz, orgulhoso.
A Águas do Rio iniciou a operação assistida no dia 11 de agosto, e desde então está trabalhando na captação de dados que serão utilizados para as melhorias e ampliações no sistema de saneamento básico da área de concessão. A parceria com a Cedae será continuada, uma vez que a empresa pública permanecerá atuando na captação e tratamento da água, e fornecendo para as distribuidoras.