Notícia
Alunos do 5º ano aprenderam sobre o ciclo da água e os cuidados com a rede de esgoto
Lavar o rosto, escovar os dentes e dar a descarga foram alguns dos exemplos citados pelos alunos do 5º ano da Escola Municipal Edmundo Bittencourt, em Benfica, como rotinas diárias ao acordar. Mas o que eles não sabiam, até então, era de onde vinha a água que usam dentro de casa. Coube a equipe de Responsabilidade Social da Águas do Rio a missão de explicar, de forma lúdica, todo o trajeto da água, desde a captação até o tratamento de esgoto e o retorno à natureza dentro dos padrões de qualidade.
Cinquenta crianças, entre 9 e 11 anos, de duas turmas da escola participaram da ação “A água que queremos”, realizada hoje (29/03). Os estudantes montaram, em conjunto, uma maquete com elementos que compõem o sistema de saneamento básico urbano. Com a troca de experiências e vivências, conseguiram de forma prática, assimilar as informações compartilhadas.
“Ações como essa são importantes para sensibilizar alunos e demais membros da comunidade escolar sobre as boas práticas ambientais. Nosso principal intuito não é que os alunos conheçam o processo de tratamento a fundo, mas entendam a responsabilidade de cada um na preservação da água e no descarte correto dos resíduos. Assim teremos um ambiente saudável.”, destacou Rodrigo Fernandes, Analista de Responsabilidade Social do Rio.
Além de aprender sobre o ciclo integral da água, a garotada conheceu as boas práticas para a conservações dos sistemas de água e esgoto. “Gostei muito da aula, porque aprendi que não devemos jogar lixo no esgoto e que o óleo de cozinha que jogam no ralo pode entupir as redes e poluir o mar, rios e lagoas.”, disse a estudante Isabelly Rosado, de 10 anos.